segunda-feira, 14 de setembro de 2009

PESQUISADOR MINISTRARÁ PALESTRA SOBRE FOTOGRAFIA E A CIÊNCIA

Na próxima segunda-feira, 14 de setembro às 18h30min, o pesquisador Pedro Karp Vasquez ministrará a palestra “Fotografia e a Ciência” no Instituto Histórico de Petrópolis. Pedro Karp Vasquez é fotógrafo, pesquisador, crítico, curador, jornalista e professor. É formado em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense – UFF, onde fez mestrado em ciência da arte. Também graduou-se em cinema pela Sorbonne, Paris e possui destacados trabalhos que lhe renderam: o Prêmio Nacional de Fotografia da Funarte, em 1996, e a Bolsa Vitae de Fotografia, em 1998.

Por vir atuando em diferentes modalidades de artes visuais falará no IHP, do qual é associado correspondente, um pouco do tema que une a fotografia e a ciência, num ambiente em que ambas áreas se integram. O pesquisador Vasquez publicou, em 1985, a obra “Dom Pedro II e a Fotografia no Brasil” e a partir dessa data, dedicou-se, sobretudo, a pesquisas na área da história da fotografia no país. É autor de mais de 20 livros sobre esse assunto, entre eles: Fotografia: Reflexos & Reflexões, (1987), Mestres da Fotografia no Brasil (1995), Fotógrafos Alemães no Brasil do século XIX (2000), Postaes do Brazil (2002), A Fotografia no Império (2002), Brasil na Fotografia Oitocentista (2003), Nos trilhos do progresso: a ferrovia no Brasil imperial vista pela fotografia (2007) e Ferrovia e Fotografia no Brasil da primeira República (2009), seu mais novo trabalho. Pedro Vazquez participou como consultor dos projetos Família Imperial – Álbum de Retratos (2000) e Princesa Isabel, Retratos Fotográficos nas coleções Museu Imperial e Arquivo Grão Pará (2006), ambos organizados por Maria de Fátima Moraes Argon, atual Coordenadora Técnica do Museu Imperial.

Por estes trabalhos tem uma importante relação com a instituição, a ponto de em 2002, doar sua biblioteca particular composta basicamente de livros sobre fotografia à Biblioteca do Museu. Atualmente o acervo se encontra à disposição de todos os interessados para consulta. Quem tiver interesse pode entrar em contato com o Museu Imperial através do Telefone: (24) 2237-8000.

A palestra é gratuita e aberta a toda comunidade. O Silogeu Petropolitano está localizado na Praça da Liberdade, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário