sexta-feira, 25 de setembro de 2009

ATIVIDADES CULTURAIS E FÍSICAS NOS ASILOS


Na última quinta-feira estiveram reunidos no Centro de Capacitação em Educação Frei Memória, a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Gabriela Falconi, a pedagoga e produtora cultural Catarina Maul (conselheira representante da Secretaria de Educação), o professor Renato Farjalla, representando a Coordenação de Educação Física da Estácio de Sá, além de administradores de 6 casas asilares de Petrópolis.


O intuito da reunião foi mapear o projeto voluntário cultural idealizado e desenvolvido por Catarina Maul de levar, na Semana do Idoso (1 a 8 de outubro), atividades culturais dos segmentos musical, literário e teatral a todos os espaços de longa permanência de Petrópolis.


Há mais de 40 dias, Catarina Maul vem captando apresentações voluntárias dos artistas da cidade, para que as atividades da Semana do Idoso possam atingir, diretamente, os domiciliados nos asilos, já que muitos são acamados, cadeirantes e impossibilitados de deixarem suas moradias, em virtudes de dificuldades físicas ou de autorizações de seus responsáveis.

Com o trabalho precursor e voluntário do Grupo Taruíra, que já visita os asilos há mais de um ano, Catarina Maul pode perceber a alegria e a grande troca que se dá quando a arte tem a chance de colorir a rotina dos idosos.

“Quem mais ganha com esta parceria é o Grupo Taruíra. De cada visita saímos renovados, aprendemos mais sobre conviver com o próximo e a valorizar o que temos. Essa sensação não pode ser desfrutada somente por um grupo artístico, queremos dividir com outros amigos da luta cultural. Isso muda o sentido da vida” Catarina Maul

Desta atividade, no primeiro momento, estarão participando Trio Dubrá, Ana Cristina Sampaio e Guto Menezes, Banda Na Mira, Jamais Vu Band, Cesar Nascimento e Renata Gaspar, Rosa Paranhos, Myriam Born, Marilda Varejão, Roses Carvalho, Rose Assis, Emidio Montenegro, Prof. Mazzeo, Grupo Taruíra, Alyne Castella, entre outros.

A coordenação de Educação Física da Estácio de Sá, também abraçou a nobre causa e estará envolvendo os alunos da Universidade em atividades diretamente desenvolvidas nas casas de longa permanência, através de mapeamento a ser realizado pelo professor Renato Farjalla, que já possui grande bagagem e prática nas questões que defendem a qualidade de vida da pessoa idosa.


Como salientou o coordenador Luiz Michelotti, essa experiência só poderá enriquecer os alunos, em suas profissões e na vida.


A idéia é que este seja somente um primeiro momento para ambas as campanhas, o inicio de um programa contínuo que visa contribuir com a melhoria da qualidade de vida e do tempo de nossos idosos.


Para ajudar o próximo, sempre precisamos de uma primeira atitude, fácil, simples, que é estender a mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário