sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

RECICLA TECIDOS É RECONHECIDA COMO SENDO DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL



A ONG Recicla Tecidos - que em três anos capacitou mais de 200 mulheres - agora é considerada de Utilidade Pública Estadual. O título, um projeto de lei do deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB), foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) nesta quarta-feira, dia 05. A entidade alia a prática social ao conceito de sustentabilidade e seu trabalho consiste em reciclar retalhos de tecidos que seriam jogados no lixo pelas confecções, transformando-os em novos produtos. Essa transformação é feita por mulheres em vulnerabilidade social, encaminhadas pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setrac), que aprendem o conceito da costura básica. Em dois anos, mais de três toneladas de tecidos foram recicladas.

Para o deputado Bernardo Rossi, a entidade se diferencia pela conquista da cidadania das mulheres. "Trabalho e renda estão ligados à dignidade, à transformação dessas mulheres em forças produtivas e independentes. Como centro do núcleo familiar capacitar uma mulher em risco social e dar uma nova chance de crescimento a toda uma família", afirma Bernardo Rossi. Os títulos de Utilidade Pública são concedidos a entidades que realizam atividades de cunho social e possibilitam a obtenção de recursos e isenções para trabalhos e pesquisas.

O projeto foi criado em 2011, pela administradora Cláudia Martins, com o objetivo inicial de produzir fronhas, lençóis e edredons para as vítimas das chuvas que atingiram a Região Serrana naquele ano. “Mais que ajudar pessoas, eu vi nesse ideal a possibilidade de fazer uma grande movimentação ambiental, uma vez que, reciclando esses retalhos eu poderia também desonerar o aterro sanitário”, disse Cláudia, que se baseou na Lei 12.305, da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê que todos os municípios e empresas devem dar destino sustentável aos resíduos gerados.

As alunas que passam pelo projeto podem ingressar no mercado de trabalho posteriormente. “Nos últimos seis meses, 21 alunas conseguiram um emprego. Durantes as aulas, elas se sentem fortes e capacitadas”, destaca.

No ano passado, a ong esteve presente nos principais eventos da cidade como o Dia das Mães, Dia da Mulher, Bauernfest, Serra Serata, Petrópolis Gourmet, Dia do Laço Branco e Natal Imperial. Além disso, a associação esteve em Rio das Flores, Três Rios e, Cláudia Martins, representou a organização e a cidade em todas as etapas da Conferência Nacional de Meio Ambiente, que terminou em Brasília. “O resultado de 2013 foi muito positivo. Centenas de peças exclusivas foram criadas e comercializadas pelas alunas do projeto, que hoje é referência na área de reciclagem têxtil e educação ambiental”, completa. "Este ano, a ong também está se instalando na Posse e o título de Utilidade Pública Estadual é mais um instrumento para a busca de recursos e patrocínios", considera Bernardo Rossi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário