sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

PETRÓPOLIS É INDICADA PARA RECEBER UPA PEDIÁTRICA

 
O deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) apresentou nesta quinta-feira, dia 06, ao governador Sérgio Cabral uma indicação para que Petrópolis tenha sua UPA pediátrica. O objetivo é concentrar em um local apropriado o atendimento para uma população na cidade estimada em 83 mil pessoas entre crianças e adolescentes. A primeira unidade do gênero no país foi inaugurada no mesmo dia em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

"Estamos propondo o mesmo modelo de gestão das UPAs 'tradicionais' uma parceria entre governo do Estado e a prefeitura e que a unidade tenha o mesmo padrão desta que começa a funcionar na Baixada com capacidade para atender 350 crianças e adolescentes de 0 a 13 anos por dia", defende Bernardo Rossi.

Investimento de R$ 4,5 milhões entre recursos federais e municipais, a UPA de Caxias,vai receber mensalmente do Estado R$ 400 mil para a sua manutenção e será gerida pela administração municipal. A unidade conta com atendimento de urgência em odontologia, ortopedia, serviço social, nutrição e exames de Raio-X e laboratoriais. Também possui cinco leitos de cuidados intensivos, seis leitos de repouso de lactentes, 12 leitos de pré-escolar e escolar, quatro leitos de adolescentes e dois leitos de isolamento, além de consultórios de atendimento médico e classificação de risco, salas de hidratação, nebulização e estabilização.

"O Estado dá um grande passo na área de Saúde inovando com esta UPA especializada na criança e no adolescente. O atendimento em pediatria é um desafio para as administrações públicas de todo o país e a UPA pediátrica surge como um modelo para o Brasil assim como são as UPAs tradicionais", afirma Bernardo Rossi apontando o resultado das unidades de pronto atendimento que funcionam há quatro anos na cidade. " Em Petrópolis, as unidades do Centro e Cascatinha,chegam a fazer 170 mil atendimentos por ano. É difícil imaginar que toda essa demanda anos atrás estava concentrada nas emergências de hospitais e nos ambulatórios de postos de saúde sem a qualidade necessária. Petrópolis é única cidade do interior a ter duas UPAs pela forte necessidade que se verificou e há uma demanda que também justifica uma UPA pediátrica", defende o deputado petropolitano.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário