sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

PARAR DE FUMAR E COMEÇAR NA ACADEMIA ESTÃO ENTRE AS PRINCIPAIS PROMESSAS DO INÍCIO DE ANO


Mais um ano se inicia e com ele, surgem diversas promessas. Dentre elas, uma das principais é a melhora da saúde, através de hábitos saudáveis e prática de exercícios físicos. Entrar na academia, por exemplo, é o pontapé inicial para quem deseja colocar o corpo em forma, manter a saúde em dia durante todo o ano e ainda ajuda a cumprir uma das principais promessas feitas no reveillón: parar de fumar.

Largar o cigarro e começar a malhar são promessas difíceis e também as mais recorrentes, e que, coincidentemente, estão associadas, já que as duas influenciam na melhora do organismo e na parte física do corpo. Dentre os malefícios causados pelo fumo estão a má circulação sanguínea, doenças cardiorrespiratórias, redução do bom colesterol, aumento da pressão arterial, freqüência cardíaca e risco de infarto e câncer, podendo causar, nas mulheres, também a infertilidade. Portanto, Para o Coordenador da Academia Locatelli, professor Doutor Cristiano Queiroz de Oliveira, os exercícios ajudam a melhorar e amenizar grande parte dos danos causados à saúde através do cigarro, como na parte cardiorrespiratória, auto-estima, pois libera endorfina, e ainda melhora o aumento da capacidade física. “Pessoas que praticam exercícios regularmente têm maior sobrevida, menores riscos para doenças cardio-circulatórias e metabólicas e apresentam melhor humor, repercutindo na qualidade de vida”, completa.

Para Cristiano, a coordenação das duas atitudes refletem, claramente, num estilo de vida melhor e de menos estresse. “Começar a praticar exercícios com o intuito de parar de fumar, é um ótimo começo, pois como a nicotina interfere na resposta cardíaca, é necessário que os tabagistas não fumem, pelo menos, nos 40 minutos que precedem o treinamento. Após uma hora de treino, por exemplo, a circulação sanguínea nos pulmões está super estimulada, por isso, nas próximas duas horas, é proibido fumar, para que o aumento de substâncias tóxicas neste órgão que estava trabalhando, seja evitado. Portanto, ao iniciar a prática de exercícios, o fumante deixará o cigarro de lado por quase quatro horas”, explica. 

Mas o professor também reitera que é fundamental o acompanhamento médico para o sucesso desta conquista. “Em primeiro lugar a pessoa deverá querer muito adotar esta mudança de hábito, pois parar de fumar não é algo fácil. Assim que estiver decidida, o conselho é procurar um médico especialista em medicina do esporte ou cardiologia e realizar exame pré-participação, onde serão avaliados possíveis fatores de risco para a prática de exercícios e esportes e, então, começar a prática regular dos mesmos”, afirma.

“Ao decidir iniciar um esporte, musculação ou até mesmo aulas coletivas, escolha atividades de seu interesse e comece devagar, aumentando a freqüência aos poucos, sempre dando atenção às respostas do seu organismo. Dê preferência aos exercícios supervisionados, procure uma empresa que trabalhe com profissionais qualificados e que ofereça um ambiente confortável, assim como prezamos aqui na Locatelli. Hidratação adequada, vestimenta leve e confortável e alimentação balanceada para se evitar a desidratação também são imprescindíveis -, aconselha o professor. Ele lembra, ainda, que a alimentação, redução do estresse e descanso adequado também são fundamentais para o sucesso do programa de exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário