quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

LANÇAMENTO DO INVENTÁRIO TURÍSTICO DE PETRÓPOLIS CONTARÁ COM A PRESENÇA DO MINISTRO DO TURISMO

Ministro do Turismo, Pedro Novais, participará da cerimônia de lançamento do Inventário Turístico de Petrópolis na próxima sexta-feira, dia 18, às 11 horas no Theatro Dom Pedro.

O Inventário Turístico de Petrópolis envolveu 50 pesquisadores, alunos de cursos de turismo, que visitaram 1991 empreendimentos e 398 atrativos culturais e naturais, além de terem registrado 8.000 fotografias. O trabalho consumiu cerca de 2.400 horas de pesquisa e mais 2.000 horas de tratamento das informações.

Todas as informações foram inseridas em um sistema de banco de dados, que foram direcionadas e disponibilizadas em um portal eletrônico para a promoção do destino, com fácil acesso para turistas, estudantes, pesquisadores e empreendedores (www.destinopetropolis.com.br).

O sistema permite a criação de roteiros turísticos, mapas, calendário anual de eventos, área de notícias e outras facilidades. Atualmente estão disponíveis 21 roteiros turísticos e 5 mapas para facilitar a circulação do turista por toda a cidade.

A partir do lançamento, a administração do sistema e do portal será feita pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo, com a participação dos empresários do setor, uma vez que cada empreendimento cadastrado poderá fazer atualizações de conteúdo, divulgar promoções e substituir ou incluir fotografias.

Os empreendimentos e atrativos estão referenciados em mapas automáticos que facilitam a sua localização. Pelo portal, o visitante interessado pode enviar e-mails e cartões postais, além de navegar nos sites oficiais de cada estabelecimento cadastrado, ampliando as possibilidades de negócios e satisfação com Petrópolis.

A cultura teve lugar de destaque, com a identificação de 126 grupos e instituições culturais, 56 monumentos, 75 prédios históricos, 13 espaços culturais além de feiras, exposições e eventos diversos.

Além dos culturais, os atrativos naturais também foram visitados e fotografados. Foram 103 lugares entre montanhas, rios e áreas de preservação ambiental.

Como infraestrutura de apoio, entre outros, foram pesquisadas 85 empresas de comércio turístico, 116 oportunidades especiais de compra (feiras, galerias, shoppings e mercados), e também, farmácias e drogarias, agências bancárias, empresas de ônibus e postos de abastecimento.


O Inventário Turístico

Além de ser uma exigência do Ministério do Turismo para os municípios (Lei 11.771/08) e facilitar o acesso a recursos federais direcionados ao setor, o inventário turístico se constitui em uma excelente ferramenta para o planejamento das políticas de turismo.
A experiência de Petrópolis poderá servir de modelo no conjunto de ações para estimular o turismo nos 65 destinos indutores, pois mostra como ampliar as informações disponíveis para o planejamento do turismo no país e facilita a promoção das cidades e de seus empreendimentos turísticos.

A elaboração do Inventário Turístico de Petrópolis é fruto de um convênio entre o Ministério do Turismo e o Instituto Ideias, com o apoio do Sebrae-RJ, Prefeitura de Petrópolis, Fundação Municipal de Cultura e Turismo de Petrópolis, Fórum Estadual de Secretários de Turismo – RJ e TurisRio.

Informações:
www.inventarioturistico.com.br

Assessoria de Imprensa – Instituto Ideias
21-2522-2421
ideias@ideias.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário