sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

EMOP E PREFEITURA REALIZAM REUNIÃO PARA DEFINIR DIRETRIZES DE TRABALHO

O prefeito Paulo Mustrangi participou de uma reunião na tarde desta quinta-feira (10/2) com o presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), Ícaro Moreno Júnior, que explicou qual as próximas medidas que a autarquia estadual para avançar com as obras emergenciais e na busca por recursos do governo federal. Também participaram do encontro o vice-prefeito Oswaldo Costa Frias e o secretário de Obras, Stênio Nery.

Mustrangi explicou ao presidente do Emop que existe um passivo de intervenções a serem cumpridas relacionadas aos problemas causados pelas chuvas não só de janeiro no Vale do Cuiabá, mas também as que atingiram o distrito da Posse, os bairros da Mosela e Bingen e em Araras, que vitimou três crianças no mês de dezembro do ano passado.

“Temos uma demanda muito grande de obras que são necessárias e que precisam ser feitas em parceria com o governo estadual. Tenho certeza que vamos atender a todas as solicitações e todas as intervenções estarão sendo realizadas nos próximos meses”, garantiu Mustrangi.

O presidente da Emop falou sobre as etapas do processo de atendimento as áreas atingidas pelas chuvas. Ícaro elucidou que a fase emergencial dos trabalhos será realizada até abril e que após esse período, será implantada a fase de reconstrução, que foi subdivida em três linhas de atendimento.

A primeira linha atenderá as obras destinadas às encostas, com a construção de muros de gabião, contenção de locais localizados em áreas de risco, entre outras ações. A segunda linha será à frente de intervenções de infraestrutura, como a construção de mais pontes (duas já estão sendo construídas) microdrenagem, pavimentação e recuperação de vias. A terceira linha focará os trabalhos na recuperação de rios, canais e córregos e serão feitos em parceria com o Inea.

Para que todo o município seja atendido, o governo municipal apresentará ao Estado um relatório com as principais obras a serem realizadas, por ordem de urgência e com detalhes fotográficos do evento, necessidades e custo da obra. Esse relatório será entregue até o período do Carnaval.

“Todo o trabalho do Emop nas cidades atingidas será feito mediante a liberação de recursos do governo federal. Com o trabalho realizado pelas prefeituras, vamos montar um caderno de encargos e levar ao conhecimento da União para então definir o quantitativo de verbas que serão liberadas. Serão necessários uns quatro anos para que todas as obras da Região Serrana sejam concluídas”, afirmou Ícaro Moreno Junior.

Na reunião também ficou acertado que uma área quilombola, com cerca de 15 imóveis, será recuperada. O Emop também será a entidade responsável pela concentração de todo o serviço que foi realizado de cadastramento feito pelas entidades governamentais durante este mês. Todos os dados serão cruzados e também farão parte do caderno de encargos que serão entregues a União.

Mustrangi e Ícaro vistoriam obras de construção de pontes

Após a reunião, o prefeiro Paulo Mustrangi e o presidente da Emop, Ícaro Júnior, foram até o local onde está sendo realizada a construção de uma ponte no bairro Santa Mônica, em Itaipava, em frente a Escola Municipal Darcy Corrêa da Veiga, que também recebe melhorias do governo municipal.

Mustrangi também percorreu a Estrada do Gentio e conversou com moradores da região, que elogiaram a presença do prefeito, que aproveitou para elucidar as dúvidas da população sobre questões relativas ao aluguel social.

“Estarei aqui presente até todas as ações em beneficio da população afetada pelas chuvas forem realizadas. Já avançamos muito dentro deste mês de trabalho, mas ainda temos muito o que fazer”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário