terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

ALERJ INSTALA COMISSÃO PARA REVER CONTRATO DA CONCER

Bernardo Rossi quere pedágio mais barato e estrada mais segura

O contrato da concessionária Concer, que administra a rodovia BR-040, trecho entre Petrópolis e Juiz de Fora será revisto por uma comissão de deputados instalada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A comissão foi proposta na sessão desta terça-feira (08.02) pelo deputado Bernardo Rossi e já teve o apoio da maioria dos deputados.

Bernardo Rossi questiona uma diferença que chega a 300% em relação ao pedágio praticado em outras rodovias do país em comparação aos R$ 7,70 cobrados pela Concer com a contrapartida de um serviço de baixa qualidade. “Falta contenção de encostas, sinalização e melhores condições das pistas. Os acidentes são constantes, assim como quedas de árvores e deslizamentos de barreiras. Não há telefones de emergência e faltam obras de infraestrutura”, citou Bernardo Rossi.

O deputado estadual mostrou ainda aos parlamentares que a BR-40 é a principal via de acesso aos mais de 300 mil turistas que chegam à cidade anualmente, é essencial para escoamento e chegada de mercadorias para as 277 indústrias da cidade, assim como influencia diretamente aos mais de cinco mil pontos comerciais e de serviços existentes no município e aos milhares de petropolitanos que se deslocam para o estudo ou trabalho todos os dias no Rio e Região Metropolitana.

Bernardo Rossi ainda pontuou que está em curso uma ação na Justiça proposta ano passado quando ele ocupava a presidência da Câmara de Vereadores. A ação, movida contra a Concer e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pede melhorias imediatas por parte da concessionária. A justiça acolheu ação concedendo, em setembro de 2009, liminar obrigando a Concer a, em 30 dias, iniciar as realizações necessárias. A empresa, no entanto, recorreu de decisão.

- Ficou claro que a Concer, com este recurso, se nega a promover o que o próprio contrato prega por isso nosso pedido de revisão das formas com que ele foi assinado. O trabalho da comissão pode, inclusive, embasar a justiça para obrigar a empresa a desempenhar um serviço melhor”, completa o deputado.

Bernardo Rossi expôs aos parlamentares que até mesmo a duplicação da pista de subida da serra, prevista no contrato desde 1995, não sai do papel. “Ano passado a Concer apresentou um projeto faraônico para a duplicação que gerou uma série de questionamentos do poder público e usuários sobre sua viabilidade e segurança”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário