terça-feira, 7 de dezembro de 2010

DIA DE IMACULADA CONCEIÇÃO


No dia 8 de dezembro festeja-se o feriado religioso da Imaculada Conceição, dia em que a Igreja Católica comemora e assinala o fato da Virgem Maria, mãe de Jesus, ter sido concebida sem a mancha original do pecado, sendo pura. Nessa data a igreja lembra que Maria, nome que significa "Senhora da Luz", deu à luz a Jesus sendo virgem antes, durante e depois do parto.

O dogma da Imaculada Conceição foi definido pelo papa Pio IX em 8 de dezembro de 1854, pela bula Ineffabilis. A instituição da ordem militar de Nossa Senhora da Conceição por D. João VI sintetiza o culto que em muitos países já era realizado mesmo antes de se tornar um dogma.

Em Petrópolis a data será lembrada e comemorada na Comunidade Nossa Senhora da Imaculada Conceição que fica localizada à Rua Monsenhor Bacelar, 500 – Valparaíso, e que faz parte da Paróquia de Santa Clara.

De acordo com Frei Antônio Moser, a data é de suma importância, pois se trata do único feriado religioso voltado para as comemorações relacionadas à Maria.

O dia de comemoração e orações tem inicio logo pela manhã às 9h com a abertura da igreja, às 10h o grupo reza o Ofício de Nossa Senhora, às 12h a Oração do Ângelus e às 14h a Oração do Terço. Dando continuidade, às 15h será realizada uma celebração pelos Enfermos, às 16h a Ladainha de Nossa Senhora, às 18h novamente a Oração do Ângelus e às 19h será celebrada a Missa Festiva com procissão de rosas e velas coordenada por Frei Antônio Moser.

Após a celebração toda a comunidade é convidada a participar da festa externa com quitutes preparados pelas voluntárias. Os fundos recolhidos no evento serão destinados para o Centro Educacional Terra Santa que fica localizado ao lado da igreja.

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (24) 2246-1021 ou (24) 2242-0525.

SERVIÇO
Dia de Imaculada Conceição
08/12/2010 – Quarta-feira
Dia da Imaculada Conceição de Maria
9h – Abertura da Igreja
10h – Ofício de Nossa Senhora
12h – Oração do Ângelus
14h – Oração do Terço
15h - Celebração pelos Enfermos
16h - Ladainha de Nossa Senhora
18h - Oração do Ângelus
19h - Missa Festiva (Procissão de rosas e velas) - Frei Antônio Moser
20h30 - Festa Externa

Comunidade Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Rua Monsenhor Bacelar, 500
Valparaíso – Petrópolis/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário