As famílias atingidas pelas chuvas que causaram vários estragos na região serrana do Rio de Janeiro em 2011 tiveram a oportunidade de estar por um momento com os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, na Paróquia de São Sebastião, em Contendas. A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora foram acolhidos com grande entusiasmo pelos paroquianos. Estavam presentes os padres Antônio Celso Costa, Tiago José Rebello, Sebastião Coelho e Leandro Libânio.
Durante a Missa, Pe. Celso rezou pelas famílias “vítimas dos flagelos das chuvas que aconteceram em 2011” e falou sobre a grandeza do significado da Cruz. “A cruz é o sinal do senhorio de Cristo e a base da doutrina cristã”, declarou. Em sua homilia, Pe. Celso também destacou o momento único vivido na presença dos símbolos da JMJ e convocou todos a se empenharem em prol da Jornada Mundial da Juventude. “Pode ser que a JMJ só volte ao nosso país daqui a 470 anos”, afirmou.
Em seguida, os símbolos da JMJ seguiram em carreata, acompanhados pelo coordenador do Comitê Organizador da Semana Missionária da Diocese de Petrópolis, Padre Rogério Dias, e pelos Padres André Luiz Barbosa e Tiago José Rebello. A Cruz e o ícone pararam em diferentes locais e primeiro deles foi o Sítio Nossa Senhora do Sorriso, da obra de Pe. Quinha. Lá, os acolhidos rezaram uma dezena do terço e se emocionaram a serem convidados a se aproximarem dos símbolos. O Vigário da Caridade da diocese, Padre Rafael Soares, estava presente e afirmou que “essa visita nos mostra que estamos em comunhão com a Igreja”.
Os símbolos da JMJ também passaram pelas Paróquias Nossa Senhora das Dores, em Areal, São João Batista, na Posse, e São Pedro, em Pedro do Rio. Os fiéis manifestaram grande comoção e fé ao terem contato com a Cruz e o Ícone. Na Posse, uma mulher idosa pediu para que o Ícone de Nossa Senhora fosse colocado em uma posição mais baixa para que ela o alcançasse. Quando tocou o símbolo, entrou em prantos e disse: “olha por mim, Senhor, e me cure”.
No fim da tarde, os símbolos foram recebidos no Lar de Idosos São João de Deus, em Itaipava. Ao chegaram à instituição, todos cantaram o Hino da Jornada Mundial da Juventude. Novas expressões de emoção e fé marcaram o momento, como quando um senhor, na cadeira de rodas, abraçou a cruz e começou a chorar.
Por onde a carreata passava, mais carros se uniam. Durante o percurso várias pessoas buzinavam, acenavam, faziam o sinal da cruz e jogavam pétalas de rosas. Quando a comitiva passou em frente ao Colégio Estadual Olympio Marques dos Santos, na Posse, os alunos estavam na calçada flamejando bandeiras de diversas nações.
À noite, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora estarão no Vale do Cuiabá, que foi atingido pelas chuvas de 2011. O bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, preside a Santa Missa, na capela do Sagrado Coração de Jesus, às 19h30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário