Continuando as comemorações por seus 40 anos de existência, Sociedade Artística Villa-Lobos (SAV) traz violinista alemão para concerto
A Sociedade Artística Villa-Lobos preparou um concerto especial para o próximo sábado, dia 25, às 17h. Pela primeira vez em Petrópolis, quem se apresenta é o premiado violinista alemão Albrecht Breuninger, acompanhado da excelente pianista brasiliense Ana Flávia Frazão.
O programa demonstra a versatilidade dos artistas, começando com a imponente Sonata para violino e piano op.12, n.1, de Beethoven. Em seguida, o duo interpreta as Sonâncias para violino e piano, do compositor brasileiro Edino Krieger e, no grand finale, os artistas brindam o público com a Sonata para violino e piano de Ravel, obra moderna de extrema complexidade sonora.
Sábado, 25 de setembro às 17h
Violino – Albrecht Breuninger (Alemanha)
Piano – Ana Flávia Frazão
L.Beethoven Sonata para violino e piano em Re Maior, op.12 N.1
(1770-1827) - Allegro con brio
- Tema con Variazioni
- Rondo-Allegro
E.Krieger Sonâncias para violino e piano
(1928)
M.Ravel Sonata para violino e piano
(1875-1937) - Allegretto
- Blues
- Perpetuum mobile
ALBRECHT BREUNINGER, violino
Depois de conquistar o segundo prêmio no concurso para violino Rainha Elisabeth na Bélgica em 1997, Albrecht Breuninger tornou-se assim o primeiro violinista alemão a ficar entre os três melhores neste concurso desde a sua primeira edição em 1953. No mesmo ano recebeu o prêmio de melhor composição para o seu Quarteto de Cordas N.1 nos Concertos de Verão de Brandemburgo.Esses prêmios são o ponto alto de uma série de concursos ganhos pelo violinista, onde se destacam os concursos em Brescia (Itália 1984), Belgrado (Iugoslávia 1986), Praga (República Tcheca 1992), Berlin e Montreal (Canadá 1995).Breuninger estudou de 1981 até 1988 com Josef Rissin na Escola Superior de Música de Karlsruhe onde se formou com nota máxima. Continuou a se aperfeiçoar com grandes violinistas como Henryk Szeryng, Ruggiero Ricci, Aaron Rosand e Ivry Gitlis.Apresenta-se como solista e camerista em vários festivais como o Festival Internacional de Bath (Inglaterra), Festival de Música de Câmara de Kuhmo (Finlândia), Teatro Champs D´Elysees (Paris), Schwetzinger Festspielen (Alemanha), entre outros.Em 1997 gravou um CD com obras para violino e piano de Mendelssohn, Brahms, Breuninger e Wieniawsky. Gravou para a Radio WDR as obras para violino e orquestra de Eugene Ysaye e em 2001 para a Radio de Colônia as obras para violino solo deste mesmo compositor. Recentemente, acompanhado pela Orquestra da Rádio de Varsóvia, gravou os 4 concertos para violino de Karol Lipinsky e a obra completa de George Enescu. Breuninger foi professor de violino na Escola Superior de Música de Hamburgo entre 1998 - 2002 e atualmente é professor da Escola Superior de Música de Karlsruhe – Alemanha.
ANA FLÁVIA FRAZÃO, piano
Natural de Goiânia,estudou com Ivana Carneiro, Luiz Medalha e formou-se pela Escola de Música da UFG.Na Alemanha, onde viveu entre 1994 até 2002, cursou a Escola Superior de Música de Karlsruhe, concluindo o Konzertexamen com nota máxima em Piano - Música de Câmera na classe dos professores W.Genuit e Michael Uhde.É detentora de vários prêmios, dentre eles o 1º lugar no Concurso JK, realizado em 1992, cuja premiação lhe valeu um concerto com a Orquestra Sinfônica de Brasília. Em 2001 obteve o 1º lugar na “Série de Concertos da Sala Barroca” em Kyoto - Japão com o Trio Augarten. Realizou várias gravações para a rádio Südwestfunk na Alemanha e, em 2004, gravou um CD pelo selo italiano “Fondazionen” com o contrabaixista Milton Masciadri.Tem realizado concertos na Europa, Japão, Estados Unidos, Argentina e em várias cidades do Brasil, sempre com grande êxito de público e de crítica.Ana Flávia é professora da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, onde também é uma das coordenadoras do Programa “Música na Escola de Música”, e das séries “Concertos na Cidade” e “Concertos Goiânia Ouro”, promovida pela prefeitura de Goiânia.
VIOLINISTA ALEMÃO ALBRECHT BREUNINGER E PIANISTA ANA FLÁVIA FRAZÃO
DIA 25 DE SETEMBRO, às 17h
Teatro Municipal de Petrópolis/Theatro Dom PedroPraça Expedicionários, s/nº – Centro - PetrópolisIngressos: R$30 (inteira)
R$15 (sócios, estudantes e idosos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário