terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

COMO FALAR NO RÁDIO


Obra pioneira e importante é destinada não só a profissionais do rádio como àqueles que pretendem ingressar na carreira radiofônica. Publicação única no gênero, constitui-se num verdadeiro manual sobre a prática de locução.
Em linguagem clara e direta, Cyro César expõe sua longa experiência – como radialista, professor e especialista em qualificar pessoas para o mercado. Mais complexos e participativos, os meios de comunicação exigem profissionais cada vez mais preparados para exercer e compreender a função que possuem.
Muitos adquirem conhecimento na prática, porém à grande maioria faltam dados básicos do processo de comunicação. A realidade não é diferente para radialistas e locutores que atuam nas 4.100 emissoras de rádio em todo o país. “O rádio cresceu muito no Brasil, mas a formação da mão-de-obra não acompanhou essa evolução mesmo nos meios acadêmicos”, explica Cyro César.
No livro Como falar no rádio – Prática de locução AM e FM (296 p., R$ 58,50, Summus Editorial), em décima edição revista e atualizada, ele apresenta os princípios básicos para quem quer conhecer todas as etapas do processo radiofônico.
O objetivo da obra é preencher algumas lacunas na qualificação dos profissionais de rádio e locução – sejam eles comunicadores, estudantes, professores ou empresários – e apresentar os princípios básicos da atividade, desde o funcionamento e os cuidados com a voz e a fala, as técnicas de locução, a utilização da voz de forma profissional, os erros mais freqüentes, até os processos técnicos, comerciais e éticos da profissão.
Com informações bastante atualizadas, o autor tem como base sua experiência profissional e as dificuldades que enfrentou no exercício da atividade. “Trabalhando em São Paulo, tinha acesso a diversas informações que não chegavam com facilidade a outras regiões. O livro é uma forma de levar essas informações a quem não tem acesso”, afirma o autor.
A formação do locutor, lembra César, sempre teve um caráter empírico, ficando a cargo, muitas vezes, da vontade própria do profissional. Nos dois primeiros capítulos, o autor aborda a história da chegada do rádio ao Brasil, suas influências sociais, políticas e econômicas na vida brasileira. Do capítulo 3 ao 8, trata da voz profissional, de suaprodução, seu desenvolvimento, de cuidados e prevenções, com inúmeros exercícios práticos. Do capítulo 9 ao 12 , ele avalia as características do rádio, suas linguagens e sua presença no regionalismo nacional. A formação do locutor, as técnicas diante do microfone e no estúdio, a postura do profissional antes, durante e depois da fala, os tipos de locução, a definição profissional e os quarenta erros mais presentes na locução radiofônica estão descritos do capitulo 13 ao 23. Do 24 ao 27, o leitor vai conhecer, além das novas tecnologias, a estrutura de funcionamento de uma emissora de rádio, sua organização e a magia de uma transmissão radiofônica. Por fim, nos capítulos 28 e 29, o autor apresenta o lado comercial do rádio, apresentando técnicas de vendas, captação de anunciantes e patrocínio.
Com prefácio de Osmar Santos, que escreve sobre sua experiência no rádio, o livro conta também com a apresentação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e de Paulo Machado de Carvalho (falecido em 1992). Ambos falam sobre a relação com esse meio de comunicação. Há também comentário dos radialistas César Rosa, Luiz Fernando Maglioca, Paulinho Leite, Brim Filho e Serginho Leite.
O autor: O radialista Cyro César especializou-se em capacitar e qualificar profissionais para o rádio. Atuou como locutor, produtor e coordenador em inúmeras emissoras paulistas, passando pelas rádios Imprensa FM, Antena 1, Record AM/FM, Sistema Jornal do Brasil, Rádio Cidade FM-SP e Manchete FM. Coordenou projetos promocionais com as rádios Joven Pan, Transamérica e Band FM. Atualmente é diretor artístico da programação da Rádio Show Sat-SP. Fundou a Rádioficina, uma das mais bem-sucedidas e conceituadas escolas de rádio do país. Seus métodos de ensino viraram referência no Brasil. Publicou vários livros na área: Como falar no rádio; Rádio: inspiração, transpiração e emoção; Rádio: upgrade, o help do locutor e Como criar, produzir e apresentar no rádio. Membro cativo do Consejo Iberoamericano em Honor a la Calidad Educativa, do México, ocupa também o cargo de presidente da Associação Brasileira de Qualificação e Ensino Pró-Rádio (Abraqua).
Título: Como falar no rádio – Prática de locução AM e FM
Autor: Cyro CésarEditora: Summus Editorial
Preço: R$ 58,50
Páginas: 296
ISBN: 978-85-323-0364-6

Nenhum comentário:

Postar um comentário