quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Exame prevê obesidade durante e depois da gestação

Obesidade. Essa é a palavra que, se as mulheres pudessem, tirariam não só do vocabulário, como também definitivamente de suas vidas. A boa notícia é que, em Petrópolis, já existe um teste capaz de prever a doença durante e depois da gestação: é a Pesquisa do Risco de Obesidade Pós Gestacional.

A novidade foi comemorada pela engenheira Agrônoma Maria Carolina Pereira Silva, grávida de 16 semanas do seu segundo filho. Ela relembrou o histórico de sua primeira gravidez, em 2003: “Foram 22 quilos a mais só durante a gestação. Após o parto voltei a pesar 66 quilos, porém os hormônios e as injeções contraceptivas me renderam mais 18 quilos. Uma situação que nenhuma mulher quer passar”, disse a engenheira, que só enfrentou outra gravidez depois de sete anos, quando voltou aos seus 62 quilos.

O exame, realizado na cidade pelo Laboratório Baffi, detecta a predisposição genética da mulher a um grande ganho de peso durante a gravidez e a manutenção do incremento de peso após o parto.

O teste analisa o polimorfismo conhecido como C825T, que está presente no gene da proteína G. Essa proteína está envolvida em uma série de vias de controle metabólico das células. Por esse motivo, estudos têm sido conduzidos para demonstrar a associação de polimorfismos genéticos da proteína G com a presença de doenças metabólicas.

O resultado do teste pode apresentar três tipos diferentes de genótipos, conhecidos como: TT, TC e CC. Mulheres primíparas e homozigotas para o C825T, ou seja, com o genótipo TT, apresentam uma maior predisposição para a retenção do peso após parto quando comparadas às mulheres com o genótipo TC e TT.Contudo, o aumento de peso está diretamente associado às mulheres que, além de homozigotas do C825T, também apresentam um estilo de vida sedentário. Por esse motivo, na associação de fatores genéticos e comportamentais, o risco para a obesidade pós gestacional aumenta em sete vezes.

“Este exame é um importante instrumento para medicina preventiva, já que durante o acompanhamento de gestantes, primiparas homozigotas para perfil TT, o médico assistente pode orientar quanto ao seguimento dietético e prática de exercícios físicos adequados e direcionados, ajudando assim na prevenção da obesidade”, esclareceu o médico Luciano Baffi, informando ainda que para a realização do exame é necessário apenas uma pequena amostra de sangue feita por punção venosa.

“Eu acho muito interessante esta iniciativa. Principalmente para as mulheres acima dos 30 anos, que encontram mais dificuldade de voltar ao corpo após o parto. Com este exame a gestante tem a oportunidade de se conhecer melhor e também de se planejar mais ainda para uma gravidez desejada”, concluiu Maria Carolina. Serviço: Laboratórios BaffiRua Monsenhor Bacelar, 154Tel.: 2247-6866 / 2247-6481

Nenhum comentário:

Postar um comentário