sábado, 7 de agosto de 2010

Acessibilidade em praça pública

Pensando na acessibilidade para crianças, o vereador Wagner Silva, PPS, protocolou a Indicação nº 1.537/2010, indicando ao Executivo, que sejam instalados em todos os parques e praças do município, brinquedos destinados às crianças portadoras de doenças mentais ou deficiência física.

Esta Indicação foi aprovada por unanimidade Câmara de Vereadores e encaminhada ao gabinete do prefeito no dia 23 de junho. “Indicações desta natureza tem como finalidade, contribuir com os programas de inclusão, igualdade e participação destas crianças”, diz o líder de governo.

De acordo com as orientações dos programas de ação mundial para as pessoas com deficiência, aprovado pela Assembléia Geral das Nações Unidas, através da resolução 37/52, de dezembro de 1982, não bastam apenas as medidas de reabilitação voltadas para o indivíduo portador de deficiência é preciso também ações que deem suporte.

Projetos similares já estão em tramitação nas cidades de Montes Claros, MG e Vitória, ES, mas é em Florianópolis que pauta similar a esta matéria está mais adiantada, haja visto a Lei 8225/2010 que em seu art. 6º determina que fica o Poder Executivo autorizado a realizar convênios e parcerias com órgãos e empresas públicas ou privadas, bem como com entidades representativas dos portadores de deficiência física, para a aquisição e implantação dos brinquedos adaptados.

“Petrópolis possui muitos portadores de necessidades que não podem e não merecem continuar sendo excluídos. É preciso garantir a estas crianças o direito de serem crianças e de brincar igualmente a outras crianças. Igualdade e inclusão, com segurança, qualidade, atenção e carinho. Estou certo de que o Executivo será sensível a este projeto”, finaliza Wagner Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário