quarta-feira, 20 de maio de 2009

CASA DO PADRE


Imóvel da Casa do Padre, onde funcionou o Cefepal em Petrópolis, agora é da Diocese de Petrópolis

Na manhã de ontem (dia 20/05), o bispo diocesano, Dom Filippo Santoro e a presidente da Família Franciscana do Brasil, Irmã Maria Vilani Rocha de Oliveira, assinaram a escritura do imóvel denominado a partir de agora, Casa do Padre. O administrador do imóvel, que a partir de agora pertence a Diocese de Petrópolis, Padre Luis Melo manifestou sua alegria pela concretização de um projeto antigo e também porque a assinatura da transferência aconteceu no dia em que o bispo completou 37 anos de vida sacerdotal.


O vigário-geral da Diocese, Monsenhor Paulo Daher participou do encontro de assinatura da escritura.Dom Filippo Santoro disse que a assinatura da transferência do imóvel da Família Franciscana para Diocese foi um momento de grande alegria, pois conseguiu atender ao desejo padres, que queriam um local para acolher os padres, e também porque tudo aconteceu no dia de seu aniversário de ordenação sacerdotal.
“Quando iniciei o dia de hoje (ontem) pensei, que graça inestimável que recebi, ter sido chamado por Jesus, assim Ele chamou os Apóstolos, é uma graça muito grande”. Na noite de ontem, os dois fatos – aniversário sacerdotal do bispo e a aquisição do imóvel – foram celebrados no Seminário Nossa Senhora do Amor Divino, em Correas, onde Dom Filippo Santoro celebrou a missa comemorativa ao lado de vários padres e com a presença dos seminaristas e amigos. Ao ressaltar a importância da Casa do Padre, que, além de acolher os padres idosos, vai receber também os sacerdotes que buscarem um local para descansar ou para um retiro pessoal, “também servirá como casa de encontros para toda Diocese”.


O bispo diocesano agradeceu a Família Franciscana e o empenho da Irmã Maria Vilani, que desde o inicio manifestaram o desejo de transferir o prédio, onde por mais de 40 anos funcionou o Cefepal, para Diocese. “Não tenho dúvida que foi tudo providência de Deus, pois, quando confiamos na providência, se vê que existe algo muito mais além do que o simples cálculo numérico, é algo de Deus”, frisou o bispo diocesano, ressaltando o bom entendimento entre as duas instituições – Diocese e a Família Franciscana. Para Irmã Maria Vilani a transferência do imóvel da Família Franciscana tinha dupla satisfeita.

A primeira porque cumprir uma ordem da direção e a segunda, “porque o imóvel que durante anos atendeu a Família Franciscana era entregue ao pastor da Diocese”. Ela manifestou a sua alegria ao saber que o imóvel, além de ser, no futuro a residência dos padres, está servindo a Diocese como casa de encontro e ressaltou que “ela foi criada para este fim e durante mais de 40 anos recebeu pessoas de todo o Brasil para os cursos de espiritualidade”.
O Padre João Rosa, pároco do São Sebastião, e um dos membros da comissão da Casa do Padre, lembrou que Jesus tinha em Betânia um casa de amigos, onde descansava e lembrou que, alem dos padres idosos, será uma casa de encontro para os padres novos. “Neste espaço, os padres vão poder se encontrar, usa-la para seu retiro pessoal ou mesmo passar ali algumas horas descansando, estudando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário