quarta-feira, 6 de maio de 2009

AROMATERAPIA


Descubra as emoções através do olfato em palestra na Bem Viver

 A palestra que será realizada na quarta-feira, dia 06 de maio, a partir das 16h vai apresentar um breve histórico do surgimento da aromaterapia, a anatomia do olfato, a diferença entre óleo essencial, óleo vegetal, hidrolato e essência, além da diferença entre aromaterapia, aromacologia e psicoaromaterapia.


A terapeuta Micheline Pietre também vai ensinar como utilizar os óleos e aromas no quotidiano, apresentando dicas para uso residencial e pessoal. Serão abordadas as restrições de alguns óleos e aromas e como vivência os participantes vão cheirar alguns óleos e cada pessoa vai explicar as sensações despertadas com cada aroma.


O termo aromaterapia foi utilizado pela primeira vez pelo químico francês Gatefossé em 1928 e a terapia é considerada um conjunto de técnicas terapêuticas que utilizam os óleos essenciais como base para o tratamento. A terapia se propõe dentro de suas técnicas a tratar disfunções físicas e emocionais harmonizando mente e corpo.


De acordo com Micheline, todo óleo essencial possui ingredientes ativos que agem no corpo por meio da inalação ou da absorção pelos poros da pele. “Ao cair na corrente sangüínea, os benefícios dos óleos se espalham por todo o corpo. Além disso, a reação olfativa evoca sensações registradas na memória. Daí a ligação da aromaterapia com estados emocionais”, declarou.


Micheline afirma que a aromaterapia é indicada para todas as pessoas que estejam abertas a se conhecerem melhor e a se trabalharem. Fazendo uso do bom senso e respeitando as características de cada local os conhecimentos da aromaterapia já são usados por muitas empresas. “A maioria das lojas comerciais e empresas já utilizam tal recurso de acordo com seus objetivos. No Japão as empresas colocam aroma de limão pela manhã, pois o limão estimula, acorda, e perto do horário do término do expediente colocam lavanda, pois relaxa”, declarou.


Algumas das essências mais conhecidas e utilizadas são às de limão, laranja, rosa, pinho, sândalo, ylang-ylang, lavanda, lemongrass e gerânio. Para os noivos, por exemplo, o ylang-ylang é muito indicado, já que é afrodisíaco, estimulante sexual que possui aroma sedutor e envolvente. A essência alimenta fantasias e atinge os hormônios sexuais femininos.


A palestra será ministrada na Quartzo Medicall/ Sathya Yoga/ Bem Viver, que fica localizada na Rua General Ozório, 65 – Centro. Indicada para todas as pessoas que desejam conhecer um pouco sobre a Aromaterapia e seus benefícios o evento é gratuito e ainda vai sortear uma consulta de psicoaromaterapia para os participantes.  

 

SERVIÇO

 

AROMATERAPIA: DESCUBRA AS EMOÇÕES ATRAVÉS DO OLFATO

Data: 06/05/2009

Horário: 16h

Terapeuta: Micheline Pietre

Local: Quartzo Medicall/ Sathya Yoga/ Bem Viver

Rua General Ozório, 65

Centro – Petrópolis/RJ

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário