quarta-feira, 28 de abril de 2010

O CIRQUINHO DE LUÍSA l TEATRO PARA BEBÊS E PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA



Teatro para bebês inédito em Petrópolis
na véspera do Dia das Mães!..


O Cirquinho de Luísa conta a história do nascimento dos seres, este projeto está enquadrado na técnica de Teatro para Bebês, que traz para palco um conjunto de pequenas histórias dramatizadas teatralmente para a primeira infância. O espetáculo estimula o sensorial das crianças de 06 meses a 06 anos de idade.


É um projeto de aprendizagem e partilha entre bebês e pais um meio de introdução da criança no mundo da arte. Propomos o envolvimento que trace caminhos de estímulos e entretenimento, em que se façam planos sensoriais, criando percursos de aventura e experimentação durante os 30 minutos de espetáculo.

A musicalidade e os ritmos convidam à participaçã

o e transformam os pequenos expectadores em figuras ativas do espetáculo. Através da magia do teatro, são trocados afetos e é estabelecido um entendimento “maternal” anterior ao pedagógico.

Geralmente bebês na platéia de teatro não são comuns de se ver. E quando estão, certamente, é sinônimo de choradeira. Mas não é isso que acontece com o teatro feito exclusivamente para os pequenos de seis meses a cinco anos de idade.


Em O Cirquinho de Luisa, o tema abordado é nascimento e a relação do bebê com a mãe. Pioneiro no Rio de Janeiro, a idéia do Cirquinho de Luisa é ativar a memória embrionária e ir de encontro à primeira infância através de recordações comuns e da construção de um futuro imediato, indo até as nossas raízes e origens, explicando as etapas da vida do bebê por associações, analogias e estimulação dos sentidos.

O Cirquinho será “armado” em Petrópolis no dia 8 de Maio, véspera do Dia das Mães, e terá sessão às 14h, às 15h e 16h, num espetáculo único para pais e bebês. A atriz Liliana Rosa encenará um conjunto de pequenas histórias que procuram envolver e traçar caminhos de estímulos de planos sensoriais e de entretenimento, criando percursos de aventura e experimentação das crianças. Cada passagem teatral é apresentada pela atriz através de um caminho poético do real ao imaginário, do sugestivo ao pragmático e próximo da realidade do bebê.

E os recursos para isso acontecer são muitos. A começar pela curiosidade e a participação dos pequenininhos, que serão suscitadas através da voz e da palavra, do movimento e do gesto, da iluminação baseada na cromoterapia, dos sons e das melodias produzidas por objetos utilizados em cena que ajudam a transportar a atmosfera de volta à primeira infância.

CURIOSIDADES
O espetáculo, criado pela atriz Liliana Rosa e por André D’Lucca em homenagem à filha Luísa, nos moldes das peças infantis que passaram a fazer sucesso na Europa nos anos 90, levou 13 meses de pesquisa até sua estréia. E pontuado com base nos sentidos das cores, sons e músicas, a atriz conta histórias sobre o nascimento dos seres, para os pequenos de seis meses a seis anos, utilizando recursos que incitem a imaginação deles e estimulem seu lado sensorial. A participação das crianças é incentivada através de músicas e outros elementos.



SERVIÇO
O Cirquinho de Luísa
Gênero: Infantil
(Teatro para bebês – de seis meses a seis anos)
Local: Theatro D. Pedro
Horários: 14h, 15h e 16h
Classificação Etária: Livre
Ingressos: R$ 20,00 (pais) e R$ 10,00 (bebês e crianças)
Informações: (24) 2235-3833

Nenhum comentário:

Postar um comentário