segunda-feira, 5 de maio de 2014

PROGRAMAÇÃO DE MAIO DA BIBLIOTECA ROCAMBOLE TRAZ MUITAS HOMENAGENS

A partir do dia 6 de maio a Biblioteca Infantil Rocambole, (Museu Imperial/Ibram), mais uma vez, oferecerá atividades gratuitas para crianças entre 03 e 10 anos de idade, que poderão, além de desfrutar da contação de histórias, explorar o acervo do local e participar de oficinas criativas. Para o mês que comemora o Dia das Mães, a Semana Nacional de Museus e o Dia do Artista Plástico, a Biblioteca Rocambole escolheu histórias que estimulam a imaginação e lições que podem ser levadas por toda a vida. Os grupos escolares interessados devem agendar a visita previamente com o Setor de Educação do Museu Imperial.

A programação do mês terá início no dia 06, quando homenageará as mamães através do conto “Minha mãe tem visão de Raio-X”. O texto conta a divertida história de um garotinho que acredita ter uma mãe super-heroína com visão de raio-x. Com tanta imaginação, o pequeno faz de tudo para descobrir se sua mãe é ou não igual a dos amigos. Ao final da contação, haverá exploração do acervo da Rocambole.

No dia 13 de maio, em comemoração à Semana Nacional de Museus, a Biblioteca traz a história do livro “O menino que sabia colecionar”, seguida também de exploração do acervo. Ronaldo, ou Nardinho como é conhecido, tem mania de colecionar, porém não são gibis ou bolinhas de gude como qualquer criança. Nardinho gosta de colecionar o impossível: palavras, madrugadas, orvalhos, estrelas, lágrimas e nuvens fazem parte de sua coleção. Nesta poética narrativa, as crianças aprendem a perceber o mistério das coisas em um mundo que só é possível ser descoberto durante a infância.

A Hora do Conto e exploração do Acervo da Rocambole continuam no dia 14, com “O menino que coleciona guarda-chuvas”. Chico é apaixonado por guarda-chuvas e possui todos os tipos, tamanhos e cores. Nos seus aniversários, não tem dúvida na hora de escolher o presente, sempre quer um novo. Mas não é por falta de imaginação e sim porque, para ele, o objeto pode se transformar em qualquer coisa.

A primeira oficina criativa do mês acontece no dia 15 e será antecedida pela contação do livro “O colecionador de pedras”, que mostra o encontro de dois jovens a procura de algo que preencha suas vidas, em busca de seus destinos. Ambaye adora pedras e explora o mundo sozinho colecionando as que encontra pelo caminho. Já Noémia, vive triste e fechada em si mesma depois que sua tribo foi despovoada e é incapaz de notar as belezas sutis escondidas nas pequenas coisas. Ao encontrar Ambaye, seus conhecimentos ancestrais são resgatados e, finalmente, os amigos descobrem o sentido da amizade e do diálogo que une as pessoas.

Nos dias 20 e 21 haverá a contação de “Sete patinhos na lagoa”, seguida de exploração do acervo. O livro conta a história de sete patinhos e um terrível jacaré chamado Barnabé. Após a chegada do animal, a lagoa nunca mais foi a mesma. Agora, tudo pode acontecer quando algumas inocentes aves resolvem nadar nas águas em que vive esse tenebroso réptil.

A comemoração do dia do Artista Plástico será em 22 de maio com Hora do Conto e Oficina Criativa. Através de uma linguagem clara  acessível o livro “Volpi” mostra como viveu o pintor Alfredo Volpi, relatando a sua vinda da Itália, adaptação da família no Brasil e a luta que passou até firmar-se no país. O livro enfatiza, ainda, o prazer do artista pelas cores e efeitos, sentido que possuía desde pequeno e o fez ser este grande ícone da arte mundial.
               
O livro “Promessa é promessa” será contado nos dias 27 e 28, seguido de exploração do acervo da Rocambole. Bruno, uma marmota, acorda da hibernação depois de um longo inverno. Ao sair de sua toca, encontra a mais bela das flores: um dente-de-leão. Os dois se tornam amigos e passam a primavera inteira brincando, porém, quando chega o verão, Dente-de-leão pede que Bruno lhe prometa confiar nela. Este cativante conto mostra a relação de confiança e mostra para as crianças a maneira simples e tocante sobre o ciclo da vida.

                A programação do mês de maio terá fim no dia 29, com “O menino marrom”, de Ziraldo, e a última oficina criativa. O livro conta a história de três meninos, um marrom, um cor-de-rosa e a de um menino poeta, que está sempre contando casos, sonhando e imaginando junto com seus amigos.
               
               
A Biblioteca Rocambole funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, para leitura espontânea, consultas e empréstimos. Na parte da tarde, o espaço abre as portas para as atividades escolares agendadas através do telefone (24) 2233-0345, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 12h30 às 17h30.

O acervo da Biblioteca Rocambole é composto por cerca de 600 títulos, entre livros, revistas, gibis, dicionários, atlas, DVDs e jogos.  Sua programação mensal de atividades e outras informações relativas ao seu funcionamento e obras podem ser acessadas no Blog da Biblioteca:http://bibliotecarocambole.blogspot.com.

SERVIÇOS

Biblioteca Rocambole
Funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 12h (consultas e empréstimos) e das 14h às 17h (atividades com grupos escolares agendados)
Local: Museu Imperial
Informações: (24) 2233-0332 / (24) 2233-0312
Agendamento para grupos escolares: (24) 2233-0345 (setor de Educação)
Mais informações e programação: http://bibliotecarocambole.blogspot.com

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2233-0300 / (24) 2233-0360
Twitter: @museuimperial
Google+: Museu Imperial / Ibram / MinC

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h

Preços:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito

Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário