segunda-feira, 5 de maio de 2014

DIRETOR DO MUSEU IMPERIAL RECEBE ORDEM DO MÉRITO CARTOGRÁFICO 2014

                O diretor do Museu Imperial/Ibram, Maurício Vicente Ferreira Jr., será agraciado pela Sociedade Brasileira de Cartografia com a Ordem do Mérito Cartográfico 2014, nesta terça-feira, 6 de maio, às 11h, na sede da instituição, na cidade do Rio de Janeiro. A honraria será por conta do movimento interinstitucional que resultou na inscrição da documentação iconográfica e cartográfica relativa à Guerra do Paraguai no Registro Nacional do Programa Memória do Mundo da UNESCO. 
                O conjunto documental "A Guerra da Tríplice Aliança: representações iconográficas e cartográficas” reúne mais de 400 itens sobre o conflito conhecido como Guerra do Paraguai e recebeu o certificado regional do programa Memória do Mundo. Dentre estes documentos, 51 deles foram cedidos pelo Museu Imperial, sendo fotografias, mapas, plantas e uma gravura do fundo Arquivo da Casa Imperial do Brasil, doado à instituição pelo príncipe d. Pedro Gastão de Orleans e Bragança, bisneto do imperador d. Pedro II, chefe do Estado brasileiro durante o conflito.       
- A nominação da UNESCO premia um esforço coletivo de nove instituições detentoras de documentação relativa à Guerra do Paraguai que juntas, qualificam seu trabalho de preservação, pesquisa e comunicação do patrimônio representativo da memória latino-americana -, pontua o Diretor.
Toda esta documentação é de livre acesso e possui instrumentos de pesquisa disponíveis em cada uma das instituições proponentes, tais como inventários, catálogos, fichários, bases de dados e sistemas online. A maior parte do acervo proposto para o registro está digitalizada ou em fase de digitalização.
No Museu Imperial, os pesquisadores podem ter acesso aos documentos no Arquivo Histórico. As consultas devem ser agendadas com, no mínimo, dois dias de antecedência pelo e-mail mimp.arq.historico@museus.gov.br ou pelos telefones (24) 2233-0327 e 2233-0315.
A PREMIAÇÃO – O prêmio de Registro Regional do Programa Memória do Mundo - América Latina e Caribe (MOW-LAC) foi dado ao Museu Imperial e outras oito instituições brasileiras, no dia 05 de novembro de 2013, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O Programa Memória do Mundo foi criado pela UNESCO, em 1992, devido à consciência crescente do lamentável estado de conservação do patrimônio documental e do deficiente acesso em diferentes partes do mundo. O objetivo é dar maior visibilidade a esses documentos e despertar a consciência coletiva sobre a importância de sua preservação.
O programa é composto por três registros – nacional, regional e internacional –, concedidos de acordo com a abrangência da importância da documentação. Todos os registros são equivalentes, para documentos, ao título de Patrimônio, que é concedido pela UNESCO a monumentos arquitetônicos.
SERVIÇOS

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2233-0300 / (24) 2233-0360
Twitter: @museuimperial

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h

Preços:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito


Nenhum comentário:

Postar um comentário