terça-feira, 18 de maio de 2010

SOB AS BÊNÇÃOS DE NOEL



O projeto "En'Canta Noel" nem estreiou e já começa a colher os frutos da seriedade com que o trabalho está sendo desenvolvido.


O texto de Catarina Maul, produtora e idealizadora da iniciativa, que encontrou nos músicos Guido Martini, Yuri Garrido, Tartaruga e Norton Ribeiro (também historiador), a parceria perfeita para esse enfeitiçado sonho, já conta com 6 apresentações agendadas e o PRONAC da Lei Rouanet, esperança para a realização de uma temporada que visa conquistar recursos para mais 20 espetáculos.


O encontro de 4 amigos de Noel Rosa na mesa de um bar será encenado com apresentação de um repertório cuidadoso e bem arranjado, enquanto o texto costura uma história de fatos reais e personagens fictícias.


A II Guerra Mundial, a implantação do salário minimo, a venda inexcrupulosa da autoria dos sambas e o governo de Getúlio Vargas dividem a atenção com toda a vida do popular autor de mais de 200 músicas, falecido, precocemente, aos 26 anos, mas que deixou um legado e um nome perpetuamente marcado na paisagem urbana de Vila Isabel.


O espetáculo ainda não estreiou, mas já encontrou grandes parceiros de sonhos e empreitada.
A partir de agosto será somada ao elenco dirigido por Diego Montes, a participação da Banda Nossa Senhora da Glória, com regência de Djalmir Correa.


A inclusão da banda é, para a produtora do projeto, uma ação social e cidadã, já que colocará a mesma na evidência merecida de um trabalho que comemora 25 anos.


A Werner Tecidos, cumprindo uma ação de responsabilidade social, doou as fazendas que serão utilizadas na confecção dos 35 figurinos a serem usados pela Banda, no espetáculo.


Se perguntarem à Banda "com que roupa" ela irá nas apresentações do espetáculo, agora ela já poderá responder com propriedade.


Uma grata surpresa ao projeto foi o contato do blog Feitiço do Noel, nascido na FACHA - Faculdade de Graduação em Comunicação Social, em Botafogo. O blog tem a supervisão do professor Guimarães, conta com toda a turma na confecção das reportagens, além de ter como editora chefe, Natália Bittencourt.


Preparado para divulgar iniciativas que valorizam a história do compositor, além de toda a agenda de comemoração do seu centenário, estará apoiando o "En'Canta Noel", divulgando todos os passos do mesmo, até o final do ano, para orgulho de Petrópolis e do grupo que encampou esse trabalho. O endereço virtual é http://feiticodonoel.blogspot.com/.


A grande estréia aberta ao público acontecerá no Shopping Vilarejo, dia 29 de maio (sábado), às 19h. Essa apresentação, para todos os envolvidos, traz um tom de expectativas e felicidade, pois concretizará a realização de um sonho coletivo cultural. E o melhor, a chance de dividir esse sonho com os amigos.


Antes disso o grupo fará duas apresentações para público dirigido. A primeira no Colégio Estadual Rui Barbosa e a segunda no SESC Nogueira, para hóspedes.


A Fundação de Cultura e Turismo também apóia o projeto, através da cessão do Theatro D. Pedro, pelo diretor-presidente Charles Rossi, para a realização de duas sessões em setembro.
Se o espetáculo encantar o público como Noel encantou o elenco, já terá valido à pena toda a iniciativa.


"Só se vive uma vez. A vida não tem segunda parte."
Noel Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário