segunda-feira, 3 de maio de 2010

FELIZ DIA DAS MÃES DO SHOPPING VILAREJO

O Shopping Vilarejo, em comemoração especial ao Dia das Mães, estará se utilizando de várias linguagens artísticas para abraçar esta que é uma figura essencial nas vidas de todas as espécies.

Toda mulher traz em seu íntimo o instinto maternal, empregando este dom divino em suas atitudes diárias, mesmo as que não optaram por gerar um filho. Seja no trabalho, com os pais, com os afilhados e até com os seus animais, o amor maternal de uma mulher é contextualizado de forma generosa, capaz de transpor barreiras consanguíneas e papéis sociais.
Para homenagear tanto amor e relevância, o Shopping Vilarejo inicia sua singela homenagem com transmissões durante todo o final de semana, de poemas declamados pelos poetas petropolitanos Luiz Carlos Rodrigues Soares, Catarina Maul, Dóris Gelli, Caçula, Cláudia Augustha e Lúcia Maul.

As gravações dos poemas ocorreram em maio de 2004, nos estúdios da Rádio Imperial, sob produção de Catarina Maul e edição de Elon Alves. São obras de poetas renomados como Farid Felix, Casimiro de Abreu, Martins Pontes, Lola de Oliveira, Álvares de Azevedo, Coelho Neto e até de nosso ex bispo Dom Vaz.

Já no sábado, o II Festival de Esquetes do Shopping Vilarejo traz como tema uma constatação divertida: "Minha Mãe é um Figura".

O festival que ocorrerá às 15h, pretende brincar com as atitudes maternais, tão importantes quanto divertidas das mães, figura impar que vem ganhando espaço em todos os mercados, mas perdendo todo o seu tempo livre, na multiplicação de seus papéis.
Importante lembrar que alguns grupos que participaram no ano anterior, se farão presentes nesse novo Festival de Esquetes, como o vencedor da última edição, o Grupo Loucos por Teatro, de Maricá - RJ.

Mais do que concorrer, os festivais estudantis do Vilarejo tem promovido uma troca de energia e de saberes, incentivando a prática artística entre os presentes.

Troféus, medalhas e certificados premiarão os melhores da tarde.

E, para terminar a homenagem, o grupo de declamação Flor do Ventre estará declamando poemas para as mães, com poemas, canções e entrega de rosas, durante toda a tarde de domingo, no dia 9 de maio.

O grupo é formado pelos artistas Pedro Maia, Vitor Paiva e Henrique Verleun, que se revezarão na declamação de poemas e nas canções apresentadas durante a tarde. A idéia é seguir o perfil dos antigos trovadores, com uma homenagem caminhante, leve e sincera.
A produção da homenagem do Vilarejo ao Dia das Mães é de Catarina Maul.

Em tempo, envio um poema para meu filho Erick, que me empresta para a loucura dessa vida que me divide entre a Educação e a Cultura, mas sempre sendo dele a minha maior atenção, afinal, com ele aprendi a maior dádiva da vida.

SER MÃE


Ser MÃE é dádiva maior, presente,
É ver o ventre abrigar a luz,
Sentir a própria vida onipotente,
Ser a esperança no ser que conduz.

É muito mais sorrir do que chorar,
É muito mais se dar e se envolver,
É aprender toda verdade em amar,
Sentir no peito a emoção crescer.

Todas as falas, toda teoria,
Tudo o que dita a maternidade,
É ainda menor do que toda magia
Que envolve a mãe que ama de verdade.

E ao olhar meu filhinho adormecido,
Ao vê-lo em paz, tão frágil e pequenino,
Só peço a Deus que, ao tê-lo concebido,
Possa lhe dar o seu melhor destino.

Porque ser mãe, não há em todo o mundo
Nada que possa resumir a emoção.
É o sentimento mais nobre e profundo,
É amor maior que o próprio coração.

(Catarina Maul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário