segunda-feira, 24 de maio de 2010

BOMTEMPO AJUDA A CRIAR REDE NACIONAL DE PREFEITOS EMPREENDEDORES

O ex-prefeito de Petrópolis Rubens Bomtempo participou na última quarta-feira (19/5), do lançamento da Rede Nacional de Prefeitos Empreendedores, em Brasília. Bomtempo falou para prefeitos e para o vice-presidente da República, José Alencar, que participavam da solenidade de entrega da sexta edição do Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae. Vencedor do Prêmio por duas vezes consecutivas, Bomtempo foi convidado pelo Sebrae para formular o projeto da rede, que vai reunir prefeitos e ex-prefeitos premiados. A rede terá como objetivo principal difundir a cultura empreendedora em todos os municípios, desenvolvendo políticas locais e sustentáveis de apoio às micro e pequenas empresas.

- "Fiquei honrado em poder representar todos os prefeitos empreendedores e isso é fruto do trabalho que realizamos à frente da Prefeitura. É gratificante ver que nossas iniciativas em favor dos pequenos negócios e da desburocratização poderão ser aproveitadas em outros municípios", afirmou Bomtempo.

Segundo Bomtempo, a rede terá como principal objetivo difundir as boas práticas de gestão, estimular o desenvolvimento local e incentivar a adoção da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nos municípios. “Com a base de dados das prefeituras premiadas, os gestores poderão trocar informações e implantar políticas públicas que já deram certo em outros municípios”, ressaltou o ex-prefeito.

A experiência de Petrópolis estará na rede por meio dos dois prêmios nacionais que Bomtempo recebeu do Sebrae na área de desburocratização e incentivo às micro e pequenas empresas, nas edições do prêmio, realizadas em 2006 e 2007. O destaque das premiações foi a política de desburocratização, com a criação do Alvará 24 horas, a Lei de Incentivos Fiscais, a redução da carga tributária e facilitação do acesso ao crédito, além da implantação da primeira Delegacia da Junta Comercial no interior do estado.

- "A desburocratização foi a âncora de todas as nossas ações. Quando assumi a Prefeitura, em 2001, apenas 6 mil empresas na cidade tinham alvará, que demorava até 1 ano para ser liberado. Em 2008, deixamos a cidade com mais de 20 mil empresas legalizadas e com o alvará sendo expedido em menos de 24 horas".

Bomtempo também defende a criação da Secretaria de Estado das Micro e Pequenas Empresas, que, segundo ele, somada à rede de Prefeitos Empreendedores, se transformará num vetor importante para o fortalecimento das economias das cidades. “O estado do Rio será ainda mais forte porque os pequenos negócios nos municípios vão gerar cada vez mais empregos, renda e riqueza para toda a população”, acrescentou.

Sebrae aposta na Rede
O gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Bruno Quick, afirmou que deverão estar à frente dessa rede os prefeitos e ex-prefeitos que venceram as etapas nacionais do Prêmio.

- Não importa o ano em que foram selados e também se fazem ou não parte da gestão municipal atual. O que a rede pretende é unir esses homens e mulheres que estão comprometidos com a causa pública e fizeram a diferença em suas cidades com projetos que poderão ser utilizados por todos os gestores, principalmente os atuais e os futuros. Automaticamente os 719 inscritos no Prêmio Prefeito Empreendedor deste ano já participarão da rede, disse o gerente do Sebrae.

Segundo Quick, o Sebrae irá fazer ao longo de 2010 cerca de 90 eventos para discutir o desenvolvimento sustentável nas cidades e, em todas, será convidado um prefeito ou ex-prefeito da rede para disseminar esse conhecimento, aproveitando a capilaridade que o Sebrae possui no país.

Todos os prefeitos e ex-prefeitos poderão participar da rede que terá umsite e um banco de dados com todos os projetos vencedores do Prêmio Prefeito Empreendedor, desde a sua criação em 2001. Além disso, terá por objetivo mobilizar o prefeito por meio de marchas e manifestações, articular e organizar encontros para promover o debate do desenvolvimento do empreendedorismo nas cidades, realizar oficinas, estudos e pesquisas sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário