O I Mutirão de Comunicação da Diocese de Petrópolis foi encerrada no domingo, com a I Assembléia Diocesana da Pastoral da Comunicação (Pascom), depois de dois dias de trabalho, com a participação de 60 pessoas e a presença do bispo diocesano, Dom Filippo Santoro e do bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio, Dom Antônio Augusto. A assembléia foi concluída com aprovação das propostas apresentadas pelos representantes das paróquias, entre elas a elaboração de um plano de ação e de marketing para divulgar as ações da Igreja, realizações de oficinas sobre temas específicos ligados a comunicação e um investimento maior nas redes sociais.
Um dos momentos importantes do Mutirão foi o encontro com o bispo diocesano, Dom Filippo Santoro, quando afirmou que a Diocese está apoiando o trabalho da Pascom e pediu que em cada paróquia seja criado um núcleo da pastoral. Dom Filippo Santoro ressaltou que a Pascom pode contribuir muito com o trabalho do Plano Pastoral de Conjunto da Diocese de Petrópolis, fazendo chegar a todos a informação sobre a Missão Popular e também evangelizando através dos meios existentes – rádio, tv, internet, jornal e revista.
Dom Filippo Santoro falou ainda sobre a importância do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que tem como tema Comunicação e Vida: Diversidade e Mobilidades, que acontece em julho, no Rio de Janeiro. O bispo pediu que os agentes da Pascom da Diocese participem deste encontro, convite confirmado pelo coordenador diocesano da Pascom, Padre Alexandre Brandão. Dom Filippo disse que vai participar do I Seminário de Comunicação para os Bispos do Brasil, que tem como tema: “Comunicação e Evangelização no contexto das transformações culturais das novas tecnologias”.
O encontro teve como tema A comunicação deve promover a comunhão na missão da Igreja, quando foi discutido no sábado (dia 09) A Comunicação hoje – aspectos teológicos, pastorais e sociais, apresentado pelo Padre Alexandre Brandão, coordenador da Pascom da Diocese de Petrópolis e uma mesa redonda sobre As relações humanas no contexto da Comunicação Social, com a participação da jornalista do Jornal Testemunha de Fé da Arquidioce do Rio, Andrea Gripp e a psicóloga Cléia Zanata.
No domingo (dia 10), o bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio, Dom Antônio Augusto Dias Duarte, falou sobre Família, juventude, diálogo e as redes sociais e respondeu perguntas sobre o tema, destacando o papel das famílias. No dois dias do Mutirão Diocesano da Pascom, aconteceu oficinas, coordenadas por profissionais das áreas: edição de jornal (jornalista Rogerio Tosta), Rádio (Padre Jac, diretor da Rádio Imperial), Televisão e produção de vídeo (jornalista Ronaldo Saldanha, diretor da TV Vila Imperial), Internet (Alexandre Nunes), fotografia (Tamara Argon), marketing na Igreja (Marcos Schimitt) e diagramação (Rodrigo Longen).
Nenhum comentário:
Postar um comentário