Na tarde de domingo, o Bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro conferiu o ministério do leitor ha 26 homens, que estão se preparando para serem ordenados diáconos permanentes da Diocese. Durante a homilia, o bispo diocesano disse que eles devem agradecer a por terem tido sim ao convite de Deus para servi-lo, atraés do ministério diaconal. “A vocação ao diaconato é uma verdadeira vocação. Este é o primeiro passo de preparação para que possam aderir ao mistério de Jesus servo”.
Dom Filippo Santoro contou que, desde os primeiros dias na Diocese tinha o desejo de instituir o diaconato permanente, “serviço precioso na Igreja e que existe há muito tempo. Agora vejo que o meu desejo está se realizando”. Dom Filippo explicou que o leitor é aquele que assimila a palavra de Deus e comunica aos outros, lembrando sempre que a palavra não é algo exclusivo de quem é ordenado. “O ministério do leitor é para aos leigos e vamos em breve vamos trabalhar isto no meio do povo de Deus”.
Para Dom Filippo Santoro, o serviço diaconal deve ser uma comuicação da palavra e do amor de Deus. Ele orientou que os candidatos ao diaconato permanente, agora leitores, devem anunciar a palavra de Deus com ardor, de forma que as pessoas possam compreender aquilo que se está anunciando. Dom Filippo Santoro agredeceu Mosenhor José Maria Pereira, diretor da Escola Diaconal Santo Estevão, pela sua decicação e empenho para que os candidatos seja bem formados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário