terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

TARUIRA EM DOSE DUPLA NOS DISTRITOS



Neste final de semana, dentro da proposta de promover a acessibilidade cultural, o Grupo Taruíra estará levando o Chorinho, gênero musical genuinamente brasileiro e que tem como pai o mestre Pixinguinha, para os distritos de Petrópolis. No sábado, dia 27, estará na Praça de Nogueira e no domingo, dia 28, em Correas, ambos os eventos com horários de 14h às 17h.
Iniciado há 8 anos, o grupo foi sofrendo várias mudanças em sua formação inicial, chegando hoje a um conjunto de músicos que, nos últimos tempos, tem realizado grandes projetos de sucesso, com a produção de Catarina Maul.


Há 2 anos realizando todos os domingos uma Roda de Choro na Praça da Mosela, evento que ganhou nome no cenário nacional, este ano está dando o passo essencial na disseminação da história e da obra do Choro, fazendo apresentações aos quatro cantos da cidade, como está já acontecendo esse mês de fevereiro.


O primeiro domingo de cada mês o Taruira ainda pode ser encontrado na Mosela, bairro que o grupo considera como casa, mas em cada restante de domingos do mês, o grupo estará hospedado numa comunidde diferente.


Este mês, está em Correas, no próximo, na Praça Pasteur.


O Taruíra é formado pelos músicos Breno Morais, Guto Menezes, Carlos Watkins, Yuri Garrido, Márcia Villar, José Roberto Leão e, recentemente, ganhou o reforço amistoso do músico Leandro Tartaruga.


Realizou em janeiro último uma importante e inesquecível temporada através do Ministério da Cultura, com patrocínio da GE CELMA, e fez feliz o carnaval de muitos petropolitanos e turistas, com 3 matinês na Mosela, 3 no Shopping Vilarejo e 1 show na Casa Bikers, em Itaipava.
Onde vai o Taruíra, há garantia de bons arranjos, muita dedicação, o melhor da música instrumental e a presença de amigos felizes, assíduos e formadores de opinião.
E quando parte o Taruíra, fica na comunidade a certeza de que a Cultura é um bem essencial, assim como a água e o pão.


O projeto Roda de Choro - 2010, que visitará 12 comunidades esse ano, tem produção de Catarina Maul e o apoio importantíssimo da Prefeitura de Petrópolis e da Fundação de Cultura e Turismo que entende, como o Taruira, que os cidadãos merecem receber a arte e a cutura no entorno dos seus lares.

O Taruíra tem a felicidade de ser indicado para o Prêmio Maestro Guerra Peixe, da Prefetura de Petrópolis, como o melhor da música em 2009, assim como Catarina Maul obteve a indicação como melhor na Produção Cultural, pelos relevantes trabalhos prestados para o cenário petropolitano.


Se depender do grupo e da produtora, 2010 promete, ainda, muito mais novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário