quinta-feira, 7 de abril de 2011

SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE EVENTOS PARA POPULAÇÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DA SAÚDE

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Saúde preparou uma série de ações para marcar o Dia Mundial da Saúde, que será comemorado nesta quinta-feira (7). Este ano as atividades estarão concentradas na Praça Dom Pedro, das 9h às 17h. A Secretaria de Saúde montará duas tendas onde serão realizados serviços de esclarecimento a população referentes a questões como alimentação saudável, amamentação, hipertensão, além do controle de doenças como a diabete e os atendimentos feitos por parte do DST-Aids.

Este ano o tema principal da data é o uso indiscriminado de antibióticos, que também é uma meta definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o século 21. De acordo com o médico infectologista, Antonio Luiz Chaves Gonçalves, que exerce atividades no ambulatório do DIP, a utilização sem controle desses medicamentos pode acarretar na resistência de diversas doenças ao tratamento com os antibióticos.

Antonio Luiz Chaves destaca que Petrópolis possui um rigoroso controle para o uso racional dos antibióticos por meio das Comissões de Controle de Infecção.

“Em Petrópolis a grande totalidade dos hospitais possui a Comissão de Controle de Infecção e nestas instituições existe o programa de uso racional de antimicrobianos, como também guias de orientações terapêuticas sobre o uso adequado dos antibióticos nas diversas infecções. Nessas unidades hospitalares os laboratórios de microbiologia também são bastante efetivos e possuem capacidade de isolamento e identificação das bactérias e das resistências aos diversos antibióticos”, explicou.

O médico infectologista destacou ainda a obrigatoriedade da apresentação do receituário médico por parte dos profissionais que trabalham nas farmácias e o fato da medida alterar o comportamento da população na busca de medicamentos sem o acompanhamento médico.

“O uso abusivo e errôneo dos antibióticos, a automedicação e a dispensação das receitas médicas por parte de balconistas de farmácias, são fatores decisivos na evolução e disseminação da resistência aos antibióticos. Temos que lembrar que a obrigatoriedade de receituário especial, que recentemente foi implantada para o uso de antibióticos, terá impacto altamente positivo no sentido de reduzir a velocidade de surgimento de bactérias resistentes”, afirmou.

O médico destaca que mesmo com as medidas restritivas implementadas, o uso indiscriminado desses medicamentos afetou o ritmo de adaptação bacteriana aos antibióticos.

“Apesar da disponibilização de novos antibióticos, o ritmo de desenvolvimento da resistência bacteriana é muito maior do que o ritmo da própria indústria farmacêutica possui para descobrir novos antibióticos eficazes contra as bactérias resistentes. Hoje, com certeza, já lidamos com muitas bactérias que são resistentes a várias classes de antibióticos. Isso dificulta muito o tratamento adequado das infecções e, conseqüentemente, influencia no sucesso terapêutico das infecções”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário