Para aumentar o número de alunos no programa Mais Educação, o secretário de Educação, William Campos, realizou a primeira reunião com pais de alunos e diretores do Liceu Municipal Carlos Chagas Filhos. Assim como 41 escolas, a unidade foi contemplada no ano passado com o Mais Educação, que oferece uma série de atividades no contraturno para melhorar o desempenho escolar dos estudantes. Esse ano, com a aprovação do Ministério da Educação à solicitação feita pela Secretaria Municipal de Educação, mais 23 escolas contarão com o programa, totalizando 64 instituições com ensino em horário integral.
A reunião, que será realizada em todas as escolas participantes, tratou das questões pedagógicas do programa Mais Educação, das vagas e frequência e ainda da participação da família no processo educacional.
“O Mais Educação muda completamente a vida da criança. Eles vão ganhar seis atividades na escola, vão receber alimentação, porque esse programa tem haver com o horário integral para aumentar o rendimento do seu filho na escola porque vai ser menos tempo à toa, na rua. Por isso, eu vim aqui para pedir a você, pai e mãe, para deixar o seu filho participar do Mais Educação porque só você pode fazer a matrícula para ele poder realizar todas as atividades. Ou ele participa das seis atividades ou não participa de nenhuma”, declarou o secretário de Educação, William Campos.
O secretário explicou ainda que, para 2011, a Secretaria de Educação está oferecendo 270 vagas para os alunos do Liceu Municipal Carlos Chagas, que conta com um plano de atendimento escolhido pela escola composto por letramento, para melhorar no desempenho em português; matemática e xadrez, que incentivam o raciocínio lógico e aumentam o rendimento na disciplina; informática, para que eles possam aprender em contato com o mundo digital; além de recreação e danças, para aumentar a socialização entre os estudantes.
“Aqui em Petrópolis o Mais Educação está chegando agora com o governo Paulo Mustrangi, mas já acontecia em outros municípios do País. O que nós temos visto é que quando a criança participa a tendência é melhorar o desempenho na escola, e também passa a ter mais disciplina e a respeitar mais em casa. E depois que ele entrar, não vai querer mais sair do programa”, declarou o secretário de Educação, William Campos.
Logo após a reunião, que contou com a participação de 212 pais de alunos, 63 inscrições imediatas foram realizadas, além dos 120 alunos que já estavam inscritos. No dia seguinte, as famílias que não fizeram o cadastro no dia da reunião já começaram a procurar a secretaria da escola para fazer a matrícula e garantir uma vaga para o filho no Mais Educação.
“Adorei a reunião. Acho que vai ser muito importante para o meu filho participar porque sem esse programa eu não ia ter como pagar um curso para ele”, disse a dona de casa, Magali Evangelista da Silva, de 43 anos, mãe do aluno, Iago da Silva.
“Eu tenho uma filha em outra escola que já participa do Mais Educação e adora. Agora estou inscrevendo minhas duas outras filhas, uma de 14 e outra de 13 anos, porque é importantíssimo esse incentivo ao aluno. É a melhor coisa que poderiam fazer. Notei que com o programa, a Educação em Petrópolis está melhorando muito”, disse a auxiliar de serviços gerais, Fernanda Alcântara de Araújo, de 35 anos, mãe de Raiani e Lariani, do 7º e 6º anos, respectivamente.
Mais Educação vai ajudar na melhoraria das escolas
Entre as 26 metas da Secretaria Municipal de Educação para 2011 está a ampliação da oferta do Mais Educação e adaptação das escolas para receber os alunos no contraturno, já que o programa tem verba própria para melhoria do espaço dentro das escolas.
As unidades contempladas podem escolher até 6 das 39 atividades oferecidas: letramento, matemática, língua estrangeira, laboratório de ciências, vôlei, futebol, futsal, handebol, tênis de mesa, judô, karatê, taewondo, ginástica, capoeira, dança, hip hop, teatro, grafite, desenho, escultura, pintura, jornal, rádio, fotografia, pintura, desenho, escultura, Com Vida / Agenda 21, horta, recreação, xadrez, direitos humanos, banda fanfarra, percussão, coral, flauta, cineclube, práticas circenses e promoção da saúde.
Programa já existia, mas só no atual governo chegou em Petrópolis
Embora o Mais Educação tenha sido criado em 2007 pelo governo federal, apenas no ano de 2009 o programa começou a ser implantado em Petrópolis, com aproximadamente 4 mil alunos em 41 escolas.
Em 2010, 4.699 alunos participaram das atividades e estava previsto um aumento de 30% para 2011, mas foi melhor ainda porque a Secretaria de Educação alcançou 7.366 vagas, superior a 50%. Agora haverá um avanço ainda maior com a resposta positiva do MEC para a participação de mais 23 escolas no Mais Educação, totalizando 64.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Nenhum comentário:
Postar um comentário