O Bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro presidi domingo a missa, às 15h, na Catedral São Pedro de Alcântara, quando, os 27 futuros diáconos permanentes da Diocese, recebem o ministério de leitorado. Ainda este mês, eles recebem também o ministério de acolitado, concluindo os primeiros passos para ordenação diaconal, que deve ocorrer daqui a um ano.
Dom Filippo Santoro manifestou sua alegria com esta realização da Diocese, lembrando que são homens que se colocaram a disposição da Igreja para ajudar os padres no serviço e missão de anunciar o evangelho a todos. Os diáconos permanentes, segundo o Dom Filippo Santoro, vão atuar em comunhão com os padres nas paróquias e os ajudando no trabalho paroquial.
A preparação dos diáconos permanentes começou em 2009, com a participação nos encontros promovidos pela Escola Diaconal Santo Estevão, sendo que algumas reuniões contou com a participação das esposas. A partir de 2010, os futuros diáconos iniciaram o curso de formação, com aulas aos sábados, durante todo o dia. “Este é o primeiro grupo de homens que estão se preparando para o diaconato. Um momento importante para Igreja Católica de Petrópolis e também histórico”, comentou o diretor da Escola, Monsenhor José Maria Pereira.
O Código Direito Canônico (CDC) da Igreja Católica, em seu cânon 1035, parágrafo primeiro, afirma que “antes de alguém ser promovido ao diaconato permanente ou temporário, requer- se que tenha recebido os ministérios de leitor e de acólito”. Ao leitor não só lhe incumbe a proclamação das leituras, de um modo oficial e estável, mas também o encargo de formar os leitores não instituídos, organizar a catequese e outros serviços na Igreja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário