A diretoria do Hospital Municipal Nelson Sá Earp (HMNSE), por determinação do prefeito Paulo Mustrangi e da secretária de Saúde, Aparecida Barbosa, empossou na quinta-feira (14) os 12 membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que pela primeira vez, nos 43 anos de história da unidade hospitalar, passa a contar com o instrumento voltado para a segurança e o bem estar dos servidores.
Dos 12 membros (todos funcionários), seis foram indicados pela direção do hospital e os demais foram eleitos pelos próprios servidores. Uma das primeiras deliberações da CIPA será identificar os grau de periculosidade dentro do processo de trabalho e elaborar o mapa de risco, com a participação do maior número de trabalhadores e com apoio da diretoria.
- Era nossa obrigação instalar a CIPA dentro do HMNSE. Pela primeira vez na história deste hospital a comissão foi empossada. Tenho certeza que o trabalho desenvolvido por toda equipe será primoroso e de muita responsabilidade. Quero agradecer aos servidores que participaram do processo seletivo e dizer que toda a diretoria estará ao lado do grupo para oferecer todo suporte necessário para que as ações da CIPA atendam aos trabalhadores desta unidade hospitalar – disse Marcus Curvelo, diretor geral do HMNSE.
- Desde que assumimos a direção, nosso objetivo foi modernizar e organizar o hospital. Para isso, estamos instalando a CIPA, algo que, durante todos esses anos, nunca havia sido feito. Teremos um instrumento em prol dos servidores, o que trará mais qualidade dentro do ambiente de trabalho e valorizará a unidade com ações eficazes em benefício de todos os profissionais que aqui trabalham – afirmou o diretor administrativo do HMNSE, Nilson Wayand.
- O sentimento é de felicidade. Hoje estamos vendo que o HMNSE mudou para melhor. O hospital tem uma nova face, um novo jeito de atuar. Todos os eleitos e indicados terão uma grande responsabilidade. Desejo sucesso e tenho certeza que essa ação é um marco para a história desta unidade hospitalar – acrescentou Ricardo Blanc, diretor técnico do HMNSE.
Como funciona uma CIPA
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança. A CIPA é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nos artigos 162 a 165 e pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5), contida na portaria 3.214 de 08.06.78 baixada pelo Ministério do Trabalho.
O objetivo básico da CIPA é fazer com que empregadores e empregados trabalhem conjuntamente na tarefa de prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
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