quarta-feira, 13 de abril de 2011

BERNARDO ROSSI QUER CENTRO VOCACIONAL TECNOLÓGICO EM PETRÓPOLIS

O deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) apresentou na Assembléia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) indicação para que Petrópolis tenha um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Já são 28 unidades no Estado e o governo já sinalizou com a implementação de mais 10 em três anos. A Faetec também anunciou a criação de um novo modelo de ensino técnico para os CVTs a ser colocado em prática já em 2011, com alunos cursando, simultaneamente, ensino técnico profissionalizante e Ensino Médio.

Os CVTS formam, em média, 1,5 mil alunos por ano e os cursos oferecidos atendem à demanda local do mercado identificada por meio de pesquisas. Ligados à Faetec, Petrópolis já dispõe de um Centro de Educação Tecnológica Profissionalizante (Cetep), do Centro de Educação Profissional em Tecnologia da Informação (CEPTI) e do Instituto Superior de Tecnologia (IST). "Os dois últimos são direcionados, especificamente, à área tecnológica e o primeiro atende uma gama pequena de cursos profissionalizantes. O CVT em Petrópolis viria completar esse rol de ofertas da Faetec com a vantagem de oferecer cursos em módulos semestrais e que poderiam ser feitos simultaneamente com o Ensino Médio. Além da área tecnológica, o parque industrial de metal-mecânico, têxtil e de movelaria, por exemplo, são fortes e requerem especialização para ingressar. O CVT atuaria nesse sentido", afirma Bernardo Rossi.

Para o deputado estadual, a excelência no ensino da cidade com professores altamente qualificados só colabora com a implementação do CVT em Petrópolis. Bernardo também destaca ações paralelas como as 500 bolsas de cursos tecnólogos, de Ensino Superior, convênio entre Universidade Católica de Petrópolis e governo do Estado, que serão oferecidos ainda este ano por meio de uma indicação sua acolhida pelo governador Sérgio Cabral.

- São ações pontuais que desenvolvidas ao mesmo tempo formam profissionais em duas frentes: com Ensino Médico e com Ensino Superior. Nada impede que os estudantes que ingressarem no mercado capacitados com os cursos profissionalizantes oferecidos pelo CVT também se especializem, depois, por meio dos cursos de nível superior", afirma.

Ampliação dos cursos do Cederj também foi pedida ao governo do Estado

O Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj), em Petrópolis, oferece apenas Licenciatura em Ciências Biológicas, em Matemática e Pedagogia. A grade de cursos disponibilizados pelas universidades que compõe o Consórcio Cederj inclui outros sete cursos: Administração, Administração Pública, Física, História, Química, Turismo e Tecnologias em Sistemas de Computação. O deputado estadual Bernardo Rossi apresentou indicação ao governo do estado para que Cederj em Petrópolis também passe a oferecer todos os cursos

Anualmente, em 32 pólos regionais, são abertas três mil vagas nos cursos do Cederj. Petrópolis, um dos pólos desde já formou 180 pessoas nos cursos oferecidos na cidade desde a sua instalação, em 2002. "Petrópolis tem de disponibilizar o maior número de cursos, nas mais variadas áreas e todas as formas possíveis: presencial, semi-presencial e à distância. O importante é ofertar formação qualificada para que acompanhe e impulsione o desenvolvimento econômico da cidade", considera Bernardo Rossi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário