Um missa celebrada pelo bispo diocesano e Grão-chanceler da UCP Dom Filippo Santoro, no Hall de entrada do prédio do campus BA da Universidade Católica de Petrópolis, marcou o início das comemorações pelos 50 anos do curso de Engenharia da Instituição. Mais de 100 pessoas, entre alunos, professores e convidados, compareceram ao evento e puderam registrar momentos emocionantes como a participação do Coral e da Orquestra da UCP e as homenagens a antigos professores, já aposentados, que fazem parte da história da formação de engenheiros na região. Logo após a missa, houve descerramento da placa comemorativa e todos os presentes partiram o bolo de aniversário da Engenharia. Cerca de quinhentos pedaços foram distribuídos durante a noite nos intervalos de cada aula.
Quem conhece a história de Petrópolis, sabe que a Engenharia da UCP foi decisiva para o desenvolvimento urbanístico da cidade nos últimos 40 anos, sem esquecer as perspectivas de preservação de seu patrimônio histórico e cultural. O historiador e professor Jeronymo Ferreira Alves, do Núcleo de História e Memória Institucional da UCP, resgatou a história de criação do curso, que surgiu de um convênio com o Centro Industrial do Rio de Janeiro (CIRJ) em 1961, para atender as necessidades de formação em um momento de incentivo à produção e desenvolvimento econômico em todo o país. Petrópolis foi escolhida para o projeto da CIRJ por conta do excelente conceito que a UCP – então Faculdades Católicas Petropolitanas – já possuía naquela época. Passados 50 anos, a Engenharia da UCP cresceu em número de cursos e qualidade e hoje desponta como uma das melhores do país em várias áreas, com uma formação média de 80 novos profissionais ao ano.
“São pessoas dedicadas ao estudo e ao seu trabalho e que dão ao mundo o testemunho de uma técnica, de uma sabedoria. Essa comemoração é uma grande oportunidade de olharmos o passado e deslancharmos para o futuro”, disse Dom Filippo Santoro. O reitor José Luiz Rangel Sampaio Fernandes, engenheiro formado pela UCP em 1968 na primeira turma de Engenharia Elétrica, também lembrou a liderança dos professores daquela época em uma profissão cujos cursos superiores ainda eram poucos no país.
O diretor do Centro de Engenharia e Computação, professor Giovane Quadrelli, destacou o esforço que está sendo feito para ser criado o curso de Mestrado em Engenharia ainda este ano, como forma de dar apoio à formação integral já fornecida nos 18 cursos oferecidos. Este será o primeiro Stricto Sensu que será oferecido na área de Engenharia em toda a região serrana.
Alunos, professores e a comunidade terão acesso o ano inteiro a uma série de palestras e atividades que marcarão o ano de Jubileu da Engenharia, reforçando a integração com temas de interesse da cidade. A UCP também espera reunir os ex-alunos do curso em um evento no dia 29 de outubro, logo após a Semana Científica do Centro de Engenharia e Computação. Para isso, convida os ex-alunos, mesmo os que morem fora da cidade, para se cadastrarem pelo e-mail engenhariajubileu@ucp.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário