terça-feira, 18 de setembro de 2012

OBRAS, SERVIÇOS E INFRAESTRUTURA PARA FORTALECER A ECONOMIA DA CIDADE

A prorrogação da Lei da Moda para três mil empresas em todo o Estado, das quais 600 em Petrópolis, aprovada nesta terça-feira (18/09) pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) é um dos passos para fortalecer a indústria têxtil, um dos pilares da economia da cidade. Bernardo Rossi, deputado estadual, é co-autor da lei.

A Lei  mostrou que abrir mão de tributos é eficiente também para o Estado, para o município. "A industria da moda fluminense emprega hoje 100 mil pessoas. Queremos, com o Corredor Industrial da BR-040 e o Distrito Industrial da Posse, e ICMs reduzido, alcançar emprego e renda. E o município, em meu governo, além da infraestrutura necessária para as empresas, vai praticar uma política de incentivo fiscal que garanta os empregos já existentes e que abra mais vagas, mais campo para que o petropolitano não tenha mais de buscar trabalho fora da cidade", anuncia Bernardo.

"O setor merece muito mais que isso. É preciso dar divulgação à Rua Teresa e outros pontos de venda que são a vitrine da indústria da moda petropolitana. No turismo de compras, vamos ajudar viabilizando um centro de conveniência, com amplo estacionamento, uma das reivindicações dos comerciantes, que vai funcionar na antiga Fábrica Dona Isabel. É preciso ainda promover ações no trânsito e dar mais suporte e incentivo à chegada de nossos compradores facilitando o acesso e pagando o pedágio da BR-040, para ônibus de turismo e vans, por exemplo", cita o candidato a Prefeitura Municipal, Bernardo Rossi.

Segundo a assessoria de campanha do candidato, a cadeia produtiva, não apenas a indústria da confecção, está sendo afetada pela precária prestação dos serviços públicos. No transporte, a deficiência do sistema com poucos ônibus e veículos abarrotados causa atrasos na chegada ao trabalho e, consequentemente, falhas na produção. Grandes empresas resolveram assumir o papel do poder público e oferecem veiculos fretados para o transporte de seus funcionários.

"Mas, pequenas e médias empresas não têm como arcar com esse serviço que é uma obrigação do poder público", aponta Bernardo Rossi. Ele afirma ainda, que o setor produtivo da cidade está abandonado, sem apoio, e cresce sozinho. "Vamos rever e ampliar a lei de incentivos fiscais e dar ao empresariado a infraestrutura em obras e serviços que ele precisa para se expandir. Vamos instalar o Corredor Industrial da Posse, garantindo também ICMS a 2% e fazer funcionar o Distrito Industrial da Posse."


O mesmo se dá com a saúde: sem acesso ao atendimento público, a demora em exames, internações e consultas acaba influenciando na produtividade de funcionários e, consequentemente, das empresas. "A admnistração pública precisa fazer seu papel e fazer bem para que toda a engrenagem econômica funcione. Quando há falhas no desempenho do poder público todos saem perdendo: população e empresas", afirma.

Petrópolis tem potencial, mas o poder público tem de estar presente, atuante: "É a nossa meta", anuncia Bernardo Rossi, candidato a prefeito pela coligação "Juntos para Mudar Petrópolis" (PMDB, PP, PSD, PTB, PSC, PSDB, PPS, PRTB, PSL e PRB).



Nenhum comentário:

Postar um comentário