segunda-feira, 24 de setembro de 2012

LANÇAMENTO "COM GOSTO DE TERRA NATAL-UM NOVO OLHAR SOBRE MITOS INDÍGENAS BRASILEIROS", DE MARIA INEZ DO ESPÍRITO SANTO

O fundamental resgate de nossas raízes indígenas na formação dos cidadãos
A autora brinda os professores com mitos indígenas e dicas metodológicas para trazer a sabedoria indígena para a sala de aula



A tradição está de volta às salas de professores, conselhos de classe e planos de aula: o selo editorial Ao Livro Técnico retorna às suas origens, trazendo novamente publicações de caráter educacional. E para marcar este retorno de lições de ouro e de décadas de parceria com os docentes, Ao Livro Técnico lança seis novos livros didáticos, dentre os quais Com gosto de terra natal: um novo olhar sobre mitos indígenas brasileiros, da educadora e terapeuta cultural Maria Inez do Espírito Santo.


Vikings, aborígenes, samurais, incas, persas, peles-vermelhas. Todo povo tem sua história, mitos e heróis. Narrativas, personagens e lendas que remontam ao passado e nos ajudam a refletir sobre nossa existência, nossas potencialidades e a construção de nossa sociedade. Neste sentido, que papel podem ocupar os mitos indígenas de tribos diversas, primeiros habitantes desta terra brasilis, em nossa educação?


Preguiçosos, traiçoeiros, não civilizados, guerreiros implacáveis e canibais — eis alguns dos pré-conceitos deturpados que anos a fio permanecem no imaginário brasileiro. Do mesmo modo, o homem branco, caucasiano, europeu é colocado no posto de herói por “descobrir” e “colonizar” o Brasil. “Vestir” impositivamente o índio com a cultura europeia — aliás, eurocêntrica — é civilizado; a condição indígena é ser selvagem por natureza.

A fim de desmistificar estes erros infelizes e equivocados — e estimulada pela Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, que prevê a obrigatoriedade do estudo da história e da cultura indígena nos ensinos fundamental e médio, públicos e privados — Maria Inez do Espírito Santo escreveu Com gosto de terra natal. Com rica bibliografia e sugestões para leituras e pesquisas, o título lança mão de narrativas da mitologia indígena de nossa Pindorama (nome pelo qual o Brasil era chamado em tupi) há muito esquecidas para auxiliar os professores a tirar a Lei do papel e transformá-la em prática nas salas de aula.


Assim, além de apresentar e esmiuçar os mitos do Tahiná-kan (que conta a versão dos índios karajás sobre o início da agricultura), do Jabuti e a Anta (lenda tupi fabular sobre a perspicácia versus a força física), e do Jogo dos Olhos (história da nação taulipang que versa sobre questões como responsabilidade, inveja e gratidão), o livro traz uma série de sugestões de exercícios e atividades correlatas a cada tema.

Mais do que oferecer “um novo olhar sobre mitos indígenas brasileiros”, Com gosto de terra natal nos alerta sobre a importância de resgatar nossas raízes para colhermos melhores frutos na educação e formação de cidadãos.O lançamento será nèsta sexta-feira, 28 de Setembro de 2012, às 18h, na Nobel - Itaipava, que fica na Estrada União e Indústria, 10.395 – loja 2/Shopping Tarrafas.


A AUTORA:
Maria Inez do Espírito Santo é educadora e terapeuta cultural, com formação em pedagogia, psicologia, psicanálise e pós-graduação em metodologia do ensino superior. Entre 1973 e 1989, fundou e dirigiu a Escola Viva — instituição de ensino pioneira no trabalho hoje denominado “de inclusão” — em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Vivendo atualmente em Itaipava, em Petrópolis, ela coordena grupos de leitura e reflexão, além de promover oficinas, palestras e cursos para educadores e agentes de leitura em todo o Brasil. Mais sobre a autora em www.mariainezdoespiritosanto.com.



Nenhum comentário:

Postar um comentário