
“Hoje o principal objetivo da campanha e outras ações de conscientização que desenvolvemos ao longo do ano é fazer com que as pessoas tenham acesso ao diagnóstico. Quanto mais cedo o indivíduo descobre que é soropositivo, mais cedo começa o tratamento e então terá mais qualidade de vida. A partir de uma pesquisa da qual participei em 2011 descobrimos que mais da metade das pessoas infectadas pelo HIV em Petrópolis iniciam o tratamento tardiamente, o que pode trazer complicações. Por isso, precisamos fazer esse trabalho de informação e sensibilização da população”, explicou a coordenadora do Programa de DST/Aids e Hepatites B e C, Maria Inês Ferreira.
As principais ações que serão realizadas pela secretaria durante a campanha deste ano são: distribuição de material informativo e preservativos masculinos para todas as unidades de saúde; no dia 1º de dezembro, de 09h às 17h, em frente ao Colégio Dom Pedro II, ação de incentivo ao diagnóstico precoce, onde, dentre diversas atividades, serão feitos testes para sífilis e hepatites B e C, além do Teste Rápido do HIV, com liberação do resultado em 30 minutos - a ser realizado de acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde; e no dia 03 de dezembro, às 18h, realização da peça teatral educativa “S’Aids Baixo que a coisa continua feia”, uma parceria com a Faculdade de Medicina de Petrópolis / Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), feita a partir da releitura do texto original “S’Aids Baixo que a coisa tá feia”, de autoria do médico e professor Miguel Abud Marcelino e colaboradores. A peça gratuita conta a participação de acadêmicos do 7º período do Curso de Bacharelado em Enfermagem da FASE.
“Queremos convidar a todos que têm interesse pelo tema e que queiram se divertir para que venham assistir a peça, principalmente os adolescentes e jovens, além daqueles que estão envolvidos na educação e formação das crianças e adolescentes”, convidou Maria Inês, também responsável pela adaptação do texto.
A campanha da Secretaria de Saúde deste ano, além da parceria com a FMP/Fase, conta com o apoio da ONG Grupo Assistencial SOS Vida, do Grupo Nobreza – GLBT Petrópolis e do Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) / Centro de Defesa em Direitos Humanos – RJ.
SERVIÇO
Ação de incentivo ao diagnóstico precoce, com realização do Teste Rápido do HIV
01 de dezembro
Horário: 09h às 17h
Local: Rua do Imperador, no calçadão do Colégio Dom Pedro II, Centro
03 de dezembro
Horário: 18h
Local: FMP/Fase – Sala Arthur de Sá Earp Neto, Avenida Barão do Rio Branco, 1003, Centro
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita. Observação: veículos particulares que porventura utilizam o estacionamento da instituição pagam pelo serviço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário