segunda-feira, 7 de abril de 2014

NO DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER SAIBA A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO

A expectativa para o ano de 2014 é de que surjam 14 milhões de casos novos casos da doença.
O Dia Mundial de Combate ao Câncer é uma data comemorada no dia 08 de Abril, mas não há nada de fato para comemorar, uma vez que o câncer é a segunda doença que mais mata pessoas no mundo todo. A data tem na verdade o objetivo chamar a atenção de líderes políticos e de toda a sociedade para o crescimento dos índices da doença, que, segundo o IBGE, vem crescendo continuamente nas duas últimas décadas. 

Esperasse que cerca de 14 milhões de pessoas sejam diagnosticadas em 2014 com câncer e mais de 8 milhões de pessoas morram vítimas da doença. Se não forem tomadas medidas de longo prazo e largo alcance, haverá 26 milhões de casos novos e 17 milhões de mortes por ano no mundo em 2030, sendo que 2/3 das vítimas vão estar nos países em desenvolvimento.

Em 2013 o Inca, Instituto Nacional de Câncer, apresentou uma estimativa para o surgimento de cerca de 52.680 casos de câncer da mama, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres no país. Com relação ao câncer da próstata, em 2012 foram registrados 60.180 novos casos entre os brasileiros. Esses são os tipos de câncer que mais atingem as mulheres e os homens, respectivamente.

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças, com a característica comum de crescimento desordenado de células (de vários tipos), que invadem tecidos e órgãos de todo o organismo. Dividindo-se de forma rápida e desordenada, estas células tendem a ser muito agressivas e difíceis de ser controladas, determinando a formação de tumores malignos, que podem se espalhar para outras regiões do corpo. O câncer pode afetar pessoas de todas as idades, mas o risco para a maioria dos tipos de câncer aumenta com o passar da idade, ele é o causador de cerca de 13% de todas as mortes no mundo, sendo os cânceres de pulmão, estômago, fígado, cólon e mama os que mais matam.

De acordo com a Dra. Flávia Cupello Tamiozzo, médica oncologista no CTO - Centro de Terapia Oncológica de Petrópolis e Três Rios, especialista em Cancerologia Clínica pela Associação Médica Brasileira, especialista que fez parte do grupo de pesquisa clínica do INCA e que atua na área de oncologia clínica há 10 anos, as causas de câncer podem ser variadas. “As causas externas referem-se ao meio ambiente e aos hábitos do indivíduo. As causas internas são, na maioria das vezes, genéticas e hereditárias, e estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. O surgimento do câncer depende da intensidade e duração da exposição das células aos agentes causadores”, explica.

A luta contra a doença começa com a prevenção associada ao diagnóstico precoce. Dentre os principais desafios, está à necessidade de se passar a informação de forma adequada para que as pessoas reduzam e até eliminem fatores de risco e educar a população para a detecção da doença o quanto antes. 

Para a médica oncologista, não fumar e ter hábitos saudáveis são fundamentais para a prevenção do câncer. “É preciso manter uma vida saudável como uma alimentação a base de frutas, legumes e fibras, com menos gorduras, enlatados e salgados, não consumir álcool, além de atividades físicas regulares, que auxiliam não só na prevenção do câncer, mas de outras doenças como diabetes e problemas cardiovasculares. Proteção solar é outra ação eficaz”.

A detecção precoce é o principal passo no caminho da cura da doença. Procurar fazer exames preventivos e periódicos é também muito importante. Para alguns tipos de câncer, como o de mama, colo do útero, próstata e intestino grosso, a realização de exames preventivos periodicamente a partir de certa idade, diminui o risco de morte pela doença. 

“O diagnóstico de câncer traz muitas dúvidas e inseguranças para pacientes e familiares, mas é importante ressaltar que muitos avanços foram conseguidos ao longo dos últimos anos. Câncer tem cura. E naqueles casos onde a cura não é alcançada, a doença se torna crônica como muitas outras. O importante é sempre manter a calma e ter uma boa equipe acompanhando o caso”, afirma Dra. Flávia.

Mais informações podem ser obtidas na sede do CTO – Centro de Terapia Oncológica localizada à Rua Dr. Sá Earp, 309 - Centro – Petrópolis/ RJ, através do telefone (24) 2244-2005 ou no site
www.ctopetropolis.com.br, ou ainda no CTO – Centro de Terapia Oncológica – Três Rios, à Rua Manuel Duarte, 318 - Centro – Três/ RJ, telefone (24) 2252-3816 e site www.ctotresrios.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário