sábado, 5 de abril de 2014

NO DIA MUNDIAL DA SAÚDE ESPECIALISTA PONTUA A IMPORTÂNCIA DO BEM ESTAR NA PREVENÇÃO DO CÂNCER E OUTRAS DOENÇAS

Uma data especial para se lembrar da importância dos cuidados com a saúde
O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 7 de abril, com o objetivo das pessoas se conscientizarem sobre a importância da saúde nas suas vidas e no dia-a-dia, além de descobrirem formas de se cuidarem. A data foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar a todos sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.

Ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, envolvendo os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas, em harmonia, definição dada segundo a OMS. É necessário que informações acerca da higiene, doenças, lixões, aterros sanitários, dentre outras, cheguem à população, pois dessa forma o governo faz um trabalho preventivo, melhorando a saúde da população e diminuindo gastos com a saúde pública.

Sendo de responsabilidade dos governantes, a saúde pública deve ser levada a sério tanto pelos municípios, estados e governo federal. Esses devem cuidar de aspectos ligados às suas responsabilidades, capacidades e verbas.

O saneamento básico é um desses aspectos para se manter a saúde de uma população, pois garante que a água tratada chegue até as casas e que as redes de esgotos estejam devidamente encanadas, diminuindo os riscos de contaminação por bactérias.Campanhas de vacinação também são uma forma preventiva de cuidar da saúde das pessoas, pois através delas é possível evitar doenças e epidemias entre as pessoas.

Participar de pequenas associações também é uma forma de buscar informações sobre a manutenção da saúde, pois estas estão diretamente ligadas a governantes, que devem assumir tais responsabilidades; promover discussões e reflexões visando maior amplitude do tema, buscando soluções para manter o saneamento ambiental, garantindo o desenvolvimento social e econômico de um país.

De acordo com especialistas, os cuidados com a saúde começam com o estilo de vida. Exercícios físicos e uma alimentação saudável auxiliam na melhora da qualidade de vida. “O conjunto de comportamentos adotados por uma pessoa, pode ser benéfico ou prejudicial à saúde. Dieta adequada, atividades físicas, não beber e não fumar, além de consultas médicas e odontológicas ao menos uma vez ao ano, são fatores decisivos na manutenção da saúde do indivíduo”, recomenda Dr. Bruno Vargas, médico oncologista integrante da equipe do Centro de Terapia Oncológica - CTO.

Para que a pessoa possa manter seu bem estar físico é necessário aprender como prevenir doenças, os hábitos saudáveis que devem ser praticados, ter um sono adequado e disposição para exercícios físicos. Já o bem estar mental pode ser encontrado através do equilíbrio emocional e do bom convívio familiar. O estresse, a depressão, o nervosismo e principalmente a ira, bloqueiam o sistema imunológico, diminuindo a defesa contra doenças. O lazer é parte fundamental nesse processo. O bem-estar social é alcançado com moradia adequada, acesso a tratamento de saúde, senso de segurança pessoal, condições de trabalho e renda satisfatórios. Algumas pessoas obtêm o bem-estar espiritual através da oração e prática de uma religião, outras, alcançam a espiritualidade quando estão em contato mais próximo com a natureza ou praticando a meditação. Cada pessoa tem uma maneira própria de exercer sua espiritualidade.

“Hoje já sabemos que vários fatores influenciam a saúde, como o relacionamento no meio familiar e no trabalho, em casa, no estado emocional e até mesmo o espiritual da pessoal. Se tudo isso não estiver harmônico, o indivíduo fica doente com mais facilidade. Portanto, para uma vida saudável é necessário encontrar um ponto de equilíbrio”, afirma Dr. Bruno.

Quando se fala em câncer, sua incidência depende de muitos fatores e hábitos de vida, como o tabagismo, o consumo de álcool e a alimentação. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, Inca, uma alimentação saudável pode reduzir o risco da doença em pelo menos 40%. As vitaminas, fibras e outras substâncias ajudam as defesas naturais do corpo a destruir agentes cancerígenos antes que eles causem danos graves às células. 

Para o médico oncologista, as pessoas que se cuidam podem descobrir mais rápido o surgimento da doença. “O indivíduo atento à saúde passa a se conhecer melhor e perceber qualquer anormalidade em seu organismo com mais rapidez. Esse fato é essencial para a detecção precoce de tumores, e, com isso, melhorar as chances de cura” e completa “cada pessoa tem uma herança genética que não pode ser alterada, porém, com um estilo de vida saudável aliado aos check-ups médicos regulares, podemos modificar o curso de diversas doenças. Entender como seu organismo funciona ajuda a identificar com rapidez quando alguma coisa não vai bem”.
Dicas para melhorar a sua saúde- Cobre do serviço público saneamento na região;
- Mantenha a vacinação em dia;
- Introduza na alimentação um maior consumo de frutas, legumes e hortaliças;
- Evite consumir alimentos industrializados;
- Evite o uso de medicamentos de forma abusiva e desnecessária;
- Realize o exame de HPV, o “papanicolau” periodicamente;
- Faça exame de próstata com regularidade;
- Amamente o filho no mínimo por 06 meses ou até os 2 anos de idade;
- Previna a osteoporose;
- Evite a ingestão de álcool;
- Não fume ou então participe de um grupo antitabagista;
- Pratique exercícios físicos frequentemente.

Mais informações podem ser obtidas na sede do CTO – Centro de Terapia Oncológica localizada à Rua Dr. Sá Earp, 309 - Centro – Petrópolis/ RJ, através do telefone (24) 2244-2005 ou no site
www.ctopetropolis.com.br, ou ainda no CTO – Centro de Terapia Oncológica – Três Rios, à Rua Manuel Duarte, 318 - Centro – Três/ RJ, telefone (24) 2252-3816 e site www.ctotresrios.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário