terça-feira, 5 de abril de 2011

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA EM HOMENAGEM A NELSON CAVAQUINHO É SUCESSO NO RIO


Mostra deverá estar em Petrópolis em julho

A inauguração da exposição Vozes de Nelson Cavaquinho , do fotógrafo Ricardo Poock, realizada no último sábado (2), no Instituto Cravo Albin, na Urca, bairro lindo e tranquilo do Rio de Janeiro, foi marcada pela presença de vários cantores, sambistas e amantes da Música Popular Brasileira. A exposição fica dois meses no Rio e segue direto para a Região Serrana. Petrópolis deve ser uma das primeiras cidades a receber a exposição, que conta com um projeto da Casa 10 Comunicação voltado não só para o setor cultural, mas também para a área de educação.

" Nossas crianças precisam ter acesso à informações sobre a Música Popular Brasileira e esta belíssima exposição do Ricardo Poock, em homenagem aos 100 anos de nascimento do Nelson Cavaquinho, é um bom começo. Não só o setor cultural, mas também as escolas públicas e privadas precisam ter acesso à mostra", afirmam o poeta Jorge Salomão, curador da mostra, e o historiador Ricardo Cravo Albin.

Além de apreciar a bela exposição, quem foi à inauguração da mostra pode se emocionar, cantar e sambar ao som de várias obras de Nelson Cavaquinho. Um sarau cuidadosamente preparado por Ricardo Cravo Albin e Jorge Salomão contou com a participação de vários intérpretes da MPB e animou as mais de 200 pessoas presentes ao evento.
A exposição fotográfica Vozes de Nelson Cavaquinho tem produção e divulgação da Casa 10 Comunicação, e conta com o trabalho das jornalistas Fernanda Moreira, Andreia Constâncio e Glória Castro. A curadoria é do poeta, compositor e agitador cultural Jorge Salomão.
A mostra Vozes de Nelson Cavaquinho fica em cartaz até o dia 2 de junho e a visitação, gratuita, pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, desde que agendada pelo telefone 2295-2532. O Instituto Cultural Cravo Albin fica na Avenida São Sebastião, número 2, cobertura, Urca.

Imagens mostram intérpretes que
imortalizaram a obra de Nelson cavaquinho


Depois de ser o enredo da Estação Primeira de Mangueira, o compositor Nelson Cavaquinho é o fio condutor da exposição fotográfica que será aberta no próximo dia 2de abril, no Instituto Cultural Cravo Albin (ICCA), na Urca, Rio de Janeiro. A mostra Vozes de Nelson Cavaquinho reúne imagens de 35 intérpretes que gravaram obras do compositor, clicados em cena pelo fotógrafo Ricardo Poock, e faz parte das comemorações pelo centenário do nascimento do compositor mangueirense.

Ricardo Poock é fotógrafo profissional desde 1999 e editor do boletim cultural Acontece na Cidade. A partir de 2000, começou a registrar shows e hoje mantém um acervo com mais de 600 artistas em cena. Suas fotografias são tão elogiadas e requisitadas pelos artistas que passarão também a ilustrar o “Dicionário da Música Popular Brasileira”, que reúne mais de cinco mil referências da MPB.

“Fotografar em cena exige técnica, paciência e muita sensibilidade para que a imagem retrate a emoção do artista, e a intensidade da interpretação”, afirma o pesquisador Ricardo Cravo Albin.

Sambistas tradicionais como Alcione, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Elton Medeiros, Leci Brandão, Nelson Sargento, Paulinho da Viola, Wilson das Neves e Zeca Pagodinho, e a nova geração, como Diogo Nogueira e Teresa Cristina, estão entre os artistas fotografados. Mas também foram retratados intérpretes como Benito de Paula, Caetano Veloso, Chico Buarque. Gal Costa, Marisa Monte, Paulo Moska e Zeca Baleiro, entre outros.

Mais informações:
Casa 10 Comunicação
Fernanda Moreira (fernandammoreira@globo.com)
(21) 2223-2655 / 9952-0773
Gloria Castro (gloria.ocastro@globo.com )
(21) 9886-2982
Andreia Constâncio (andreia_constancio@yahoo.com.br)
(24) 2237-5649/9857-1818

Nenhum comentário:

Postar um comentário