terça-feira, 23 de novembro de 2010

EN’CANTA NOEL EM VINTE APRESENTAÇÕES

No dia 27 de novembro, às 10h30, no Centro Cultural de Nogueira, acontecerá a primeira das vinte apresentações da temporada teatral do espetáculo “En’Canta Noel”, com realização de Catarina Maul, através do Ministério da Cultura e patrocínio da GE Celma.
Durante os meses de novembro e dezembro o espetáculo percorrerá dez escolas públicas e dez espaços situados no entorno das comunidades que praticam o samba e o carnaval, festa máxima de Noel.
Através de uma iniciativa que soma paixão pela arte e responsabilidade cultural, artistas petropolitanos uniram-se, no início do presente ano, para comemorar, de forma musical e teatral, o Centenário do famoso “Poeta da Vila”.
Com texto e produção cultural de Catarina Maul, o projeto traz no elenco os músicos renomados Guido Martini, Norton Ribeiro, Yuri Garrido e Leandro Tartaruga, além de direção teatral, cenografia e participação especial de Diego Montes. Também engrandece o projeto a inclusão da Banda da Escola Paroquial Nossa Senhora da Glória, com regência de Djalmir Correa que passa a apresentar, nas edições, quatro canções de Noel.
A produtora cultural e pedagoga Catarina Maul tem feito, durante os últimos 10 anos, vários trabalhos de pesquisa e enaltecimento à Música Popular Brasileira, portanto, o sonho de escrever esse texto antecede as primeiras divulgações sobre o Centenário de Noel.
Os parceiros de empreitada foram escolhidos com cuidado, para que, além de talento, tudo se desenvolvesse com verdade e emoção.
Para dar um foco informativo ao espetáculo, o músico e professor de História Norton Ribeiro, palestrante e pesquisador no quesito “História do Samba Carioca” tem sido de suma importância. Na peça é o ator que interpreta o personagem “Doutor”, mas nos bastidores situa o texto no que se refere à política da época, ao palavreado utilizado nos anos 40, assim como nas situações que mudaram o contexto do Rio e do Brasil.
Para engrandecer a parte musical, nomes renomados como o de Guido Martini, que divide a direção musical com Norton Ribeiro, assim como domina quase toda a parte vocal das canções do espetáculo, e dos percussionistas Yuri Garrido e Tartaruga, trazem ao espetáculo o respeito total à obra de Noel Rosa.
As artes gráficas são de Raquel Theo e o técnico de som é Rodrigo Buzum.
Durante todo o presente ano o projeto foi encenado pelo grupo em vários espaços da cidade, mas somente agora no final de 2010, às vésperas do aniversário de 100 anos de nascimento de Noel (11 de dezembro), a notícia do patrocínio acenado pela GE Celma, empresa que em muito colabora com a cultura petropolitana, acendeu para o projeto a verdadeira luz da realização.
Com o patrocínio através da Lei Rouanet, o sonho inicial de Catarina Maul e de todos os participantes ganhou forma: o de levar a aula viva da história da música popular brasileira, e, nesse caso, especificamente, do samba dos anos 20 e 30, às escolas públicas e aos que praticam o samba durante o ano inteiro.
Junto ao espetáculo, que percorrerá as quadras de blocos e escolas de samba, além de unidades escolares municipais e estaduais, seguirá a exposição fotográfica de Mariana Rocha com o titulo “Vila Isabel, Vila de Noel” idealizada por Catarina Maul.
A exposição foi resultado de uma visita à Vila Isabel, recepcionada pelos responsáveis pela rádio web Viva o Samba e por antigos especialistas musicais do bairro de Noel.
Junto à exposição e à abertura da temporada teatral, também será lançada a exposição fotográfica virtual de título “Não tem Tradução”. O lançamento ocorrerá no dia 26 de novembro, no programa de TV e no site Bem Cultural, e no site www.vivaosamba.com. Reunirá trabalhos de Mariana Rocha e das fotógrafas cariocas Danny Bull, Magali Oliveira e Andréa Silva, que estiveram na mesma visita à Vila Isabel.
Sem dúvida, como diria Noel, não tem tradução todo o crescimento do projeto, desde a sua humilde idealização pela autora do texto até as conquistas valorosas feitas com a união de tantos contatos, artistas e projetos de amor à Cultura.

Além do precioso patrocínio da GE Celma, o projeto conta com os apoios culturais de: Prefeitura de Petrópolis, Secretaria de Educação, Werner Tecidos, Unimed, Ewiglich Jóias, Casa Carlos, Restaurante Las Delícias, LEBOPE, Cerveja Bohemia, além de apoio na divulgação por Petropolis INC, TV Vila Imperial, Blog Feitiço do Noel, Rádio Viva o Samba, Gazeta das Cidades e do programa Bem Cultural, apresentado e produzido por Catarina Maul.

Todas as apresentações são gratuitas e a agenda da primeira semana segue abaixo:

Dia 27 de novembro às 10h30 - sábado - Centro Cultural de Nogueira
Dia 27 de novembro às 16h - sábado - E. M. Dr. Rubens de Castro Bomtempo
Dia 28 de novembro as 10h30 -domingo - Centro Cultural de Pedro do Rio
Dia 28 de novembro às 17h - domingo - Quadra do Bem Te Vi

Nenhum comentário:

Postar um comentário