quinta-feira, 25 de novembro de 2010

DIA NACIONAL EM COMBATE AO CÂNCER TERÁ CAMPANHA EM PROL DA VIDA

Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos fará mobilização em frente ao Cenip

O Dia Nacional em Combate ao Câncer é no próximo sábado, dia 27 de novembro e a APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos não poderia deixar a data passar em branco.

A data foi estabelecida em 1988 para ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença. A Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, que regulamenta as comemorações, estabelece que a data seja uma oportunidade para "evocar o importante significado histórico das entidades de combate ao câncer, de consagração aos inumeráveis e valiosos serviços prestados ao país e proporcionar importante mobilização popular quanto aos aspectos educativos e sociais na luta contra o câncer”.

Em todo o país são desenvolvidos projetos educativos, de conscientização da população acerca da doença e dos riscos em adquiri-la. Em Petrópolis a APPO vai promover das 9h às 16h a campanha denominada Quem ama, se cuida no calçadão do Colégio Cenip, na Rua do Imperador – Centro.

Durante a mobilização da campanha enfermeiros do CTO – Centro de Terapia Oncológica e alunos do curso de Técnico em Enfermagem do Senac vão aferir a pressão e a glicose das pessoas que passarem pelo local, além disso equipe e voluntários da APPO vão distribuir panfletos sobre o câncer com informações sobre a importância da prevenção, da detecção precoce e principalmente sobre os hábitos saudáveis que diminuem as chances de se ser acometido com o câncer.

Também durante a mobilização a APPO vai promover uma pesquisa de campo para entender melhor os hábitos do petropolitano. As questões giram em torno da idade, sexo, raça, escolaridade, tabagismo, uso de bebidas alcoólicas, atuação profissional, utilização de equipamentos de segurança individuais e coletivos, hábitos alimentares como o consumo de alimentos fritos e churrasco, prática de exercícios físicos, visita ao dentista, dentre outros.

O dia 27 de novembro não é uma data para ser comemorada, já que segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil ocorrerão cerca de 500mil casos novos de câncer em 2011. Os tipos mais incidentes, à exceção de pele não melanoma, serão os de próstata e pulmão no sexo masculino e mama e colo do útero no sexo feminino.

A maioria dos cânceres que estão relacionados à dieta e podem ser prevenidos, assim como pode ser prevenida a totalidade dos cânceres causados por tabagismo e pelo uso de bebida alcóolica.

Exames específicos conduzidos regularmente por profissionais de saúde também são importantes quando o assunto é prevenção. Nesses exames simples podem ser detectados câncer de mama, de colo de útero, reto, próstata, testículo, língua, boca e pele, entre outros.

O câncer é uma doença que se manifesta através do desenvolvimento de células desordenadas, que invadem os tecidos causando novos focos da doença através da metástase. A doença possui características que invadem as células sadias, além de disseminar as células contaminadas, rapidamente, através da corrente sanguínea. Nos últimos anos, os tumores malignos, como também são chamados, foram responsáveis por 12% das mortes no mundo.

Mais informações podem ser adquiridas na sede da APPO – Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos que fica localizada no Shopping Alberto Pereira Dias na Rua Teresa, nº 608 – salas 231 e 232 no Alto da Serra, no site www.appo.org.br, por telefone através do (24) 2244-2005 ramal 225 e (24) 8111-9080 ou ainda através do e-mail appo@appo.org.br.

SERVIÇO
Data: 27/11/2010 – Sábado
Horário: Das 9h às 16h
Local: Calçadão do CENIP
Rua do Imperador
Centro – Petrópolis/ RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário