terça-feira, 12 de outubro de 2010

TERRA SANTA INAUGURA ACADEMIA DE GINÁSTICA E FISIOTERAPIA



Com janelas para o verde o ambiente vai promover saúde para pessoas de todas as idades

A academia de ginástica e fisioterapia é voltada para todos os públicos e tem como maior missão ser mais uma atividade com o intuito de angariar fundos para manutenção das atividades do Centro Educacional Terra Santa.

O Centro Educacional Terra Santa é uma instituição que tem por objetivo ser um espaço de acolhida e trabalho coletivo, onde o conhecimento produzido possa ser construído e reconstruído por todos. O Terra Santa possui profissionais que atuam com o intuito de que o espaço seja um propiciador do fortalecimento de uma identidade institucional capaz de deixar na história de vida de seus usuários marcas significativas vinculadas ao prazer da aprendizagem, da convivência positiva e do reconhecimento dos direitos individuais e coletivos.

Presidido por Frei Antônio Moser desde fevereiro de 2010 o Terra Santa passou por grandes transformações físicas e gerências, visto que desde o início do ano não recebe mais verbas vindas da Terra Santa para manter as atividades destinadas às crianças, adolescentes e jovens em risco social.

Na prática o Centro Educacional Terra Santa atualmente vive de doações de empresários, dos eventos que promove periodicamente e do aluguel dos salões que disponibiliza para realização de festas. Contudo, por se tratarem de valores nem sempre fixos, Frei Antônio Moser, em parceria com a equipe que atualmente faz parte do espaço, criou e ainda está em processo de criação de diversas formas de conseguir verbas suficientes para quitar as despesas mensais e dessa forma conseguir manter as atividades do espaço e ainda aumentá-las.

A mais nova atividade oferecida pelo Terra Santa é a academia de ginástica e fisioterapia coordenada pela Fisioterapeuta Mara Accon. Mara é diretora do Centro de Fisioterapia de Petrópolis e professora de Cinesioterapia (tratamento através do exercício) no curso de Fisioterapia da Universidade Estácio de Sá. Dedica-se ao estudo dos comprometimentos ósseos articulares e musculares que levam ao desvio postural, ao desgaste prematuro das articulações, a fraqueza e contratura muscular que finaliza com dor. Pós graduada em Fisioterapia Tarumato-ortopédica, especialista em Reeducação Postural Global, Osteopatia, Iso streching, Mulligan, Antiginástica, girotonyc, atualmente também coordenadora e dá aulas no curso de formação em Pilates Fisioterapêutico e Fisioterapia estática.

Mara lembra a idéia de criar a academia surgiu durante uma sessão de exercícios físicos personalizados praticada por Frei Antônio Moser há mais de dois anos e a partir desse momento o projeto foi crescendo até hoje se transformar numa realidade.

A Academia é um espaço dentro do Centro Educacional Terra Santa com janelas para o verde e que tem como objetivo ser um ambiente destinado à promoção da saúde através de atividades físicas especializadas e personalizadas.

O espaço visa oferecer atividades físicas para todas as idades e é voltado para a família, desde a criança até o vovô. “Atualmente temos pacientes de 8 a 94 anos em atividades simultâneas”, declarou Mara.

De acordo com Frei Antônio Moser, a criação da academia do Terra Santa é mais uma forma de conseguir manter o espaço aberto e com recursos para continuar cumprindo sua função de formador e educador de crianças, adolescentes e jovens. Drª Mara explica que por se tratar de uma parceria, parte das mensalidades arrecadadas será destinada as obras e atividades gratuitas do Centro Educacional.

No espaço os alunos vão encontrar todos os equipamentos de uma academia convencional. “Temos toda aparelhagem de Pilates, Bolas suíças, molas, halteres, pesos, faixas, dentre outros”, detalhou a fisioterapeuta.

Já estão disponíveis no espaço aulas de Pilates para todas as idades, inclusive especifica para crianças a partir de 8 anos, atividades físicas específicas para as necessidades da terceira idade, aula de alongamento e postura e aula de fortalecimento muscular.

Mara lembra que os benefícios das atividades físicas são massivamente divulgados, mas que é imprescindível lembrar que essas atividades melhoram a força muscular, o alongamento e o relaxamento.

“O nosso diferencial no Centro Educacional Terra Santa será o fato das atividades serem personalizadas, no qual o cliente vai ser avaliado pelo Fisioterapeuta que vai analisar suas necessidades juntamente com os desejos fazendo um programa personalizado para cada pessoa. Cada idade, biotipo, atividade profissional requer atividades físicas específicas também como comprometimentos ósseos, articulares, musculares e os desvios posturais. Os déficits da terceira idade como a coordenação motora, equilíbrio, diminuição da força muscular e o achatamento da postura também precisam de programas específicos” detalhou.

A fisioterapeuta também lembra que as atividades infantis são programadas para serem muito mais que simples atividades recreativas e que tem como função livrar as crianças do sedentarismo e em alguns casos auxiliar em desvios posturais posteriores.

A academia está aberta sempre de segunda à sexta-feira das 7h às 20h e a mensalidade estará diretamente relacionada às práticas exercidas por cada aluno do decorrer da semana.

Mais informações e agendamento de avaliação podem ser realizados no Centro Educacional Terra Santa localizado à Rua Monsenhor Bacelar, 590 – Valparaíso ou através dos telefones (24) 2242-0525 e (24) 2246-1061.

Nenhum comentário:

Postar um comentário