quarta-feira, 6 de abril de 2011

LANÇAMENTO DO PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO


O secretário de Habitação, Carlos Abenza, participou nesta quarta-feira (6) do lançamento do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social do Rio de Janeiro (PEHIS-RJ), que foi apresentado pelo secretário estadual, Leonardo Picciani, no auditório da Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

De acordo com o governo estadual, o déficit habitacional é de pelo menos 480 mil moradias em todo estado. Em Petrópolis, 15 mil unidades estão em áreas de risco, possuem deficiências estruturais ou ausência de saneamento básico. A Região Serrana terá prioridade nas ações.

O secretário de Habitação, Carlos Abenza, que representou o prefeito Paulo Mustrangi, ressaltou a equipe selecionada para o projeto. “Quero parabenizar a escolha da equipe que é extremamente competente. Petrópolis precisa de projetos habitacionais e este plano veio em boa hora, já que o déficit habitacional do município aumentou após a tragédia de Itaipava”.

Leonardo Picciani lembrou que no Estado do Rio de Janeiro, são 58 municípios selecionados para receber os recursos. “Ficamos mais de 30 anos sem qualquer planejamento habitacional, o que gerou este número exorbitante do déficit de moradias. Conseguimos elaborar este plano após parcerias e o planejamento é necessário para traçar metas, resolver os problemas para que não tenhamos mais que trabalhar na emergência como na tragédia de janeiro na Região Serrana”, declarou o secretário estadual de Habitação.

O vice-reitor da Universidade Católica de Petrópolis lembrou que é muito importante este planejamento. “Este plano só mostra que voltamos a construir nosso estado, que está em fase de crescimento contínuo, esse planejamento é muito necessário”, explicou Alexandre Sheremetieff.

A elaboração do Plano está dividida em três etapas que vão ser executadas no prazo máximo de 10 meses: proposta metodológica, diagnóstico do setor habitacional e estratégias de ação. Os planos são pagos com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social e precisam estar prontos até o dia 31 de dezembro de 2011 para que o estado e os municípios recebam as verbas para sua execução.

Também estiveram presentes os deputados estaduais Bernardo Rossi e Marcus Vinicius (Neskau); os vereadores Paulo Igor e Silmar Fortes, o prefeito de Sapucaia, Anderson Zanon; os subsecretários estaduais de Habitação, Reginaldo Balieiro e Bruno Feitosa; o gerente geral da Caixa Econômica Federal, Petrônio Garcia e o vereador do município de Trajano de Moraes, Hilton Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário