Atendendo a um pedido de integrantes da comissão criada na Câmara dos Deputados para acompanhar a aplicação dos recursos federais nas áreas atingidas pela chuva , o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor (PMDB) vai abrir a sede do legislativo municipal para uma audiência pública que vai discutir a aplicação das verbas federais nas áreas atingidas pela chuva de janeiro em Petrópolis. O encontro, que terá data definida esta semana, foi solicitado pelos deputados federais Fernando Jordão (PMDB) e Simão Sessim (PP)- integrantes da comissão federal, e deverá ter também a presença do parlamentar Hugo Leal (PSC).
“Esta audiência pública vem somar às ações que já vem sendo implementadas aqui na Câmara de Vereadores. Temos duas comissões voltadas para esta questão das chuvas: a Comissão Especial, presidida pelo vereador Jorginho do Banerj (PSB) que vai acompanhar a aplicação dos recursos federais e estaduais destinados a recuperação das áreas atingidas em Petrópolis; e a Comissão Parlamentar de Inquérito Municipal (CPIM), que apura as responsabilidades pela tragédia nos distritos. Esta última presidida pelo vereador João Tobias (PPS)”, explica o presidente da Câmara.
Paulo Igor lembra que a CPIM que apura as responsabilidades pela chuva em Petrópolis, iniciou seus trabalhos esta semana ouvindo especialistas, e vem trabalhando em uma parceria inédita com a Comissão das Chuvas que está em andamento na Assembléia Legislativa do Estado do Rio, e que tem como integrante o deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB). “Esta semana participamos de uma reunião na Alerj, que foi bastante proveitosa. Acredito que esta parceria fortalece o trabalho das duas comissões em função da troca de informações. Este conjunto de ações é muito importante para a nossa cidade. A parceria da Câmara com deputados estaduais e federais que estão focados nesta mesma questão, certamente vai trazer resultados positivos para a nossa cidade”, avalia Paulo Igor.
O presidente da Câmara frisa que a revisão do plano diretor, que também está em andamento na Câmara Municipal, deve ser analisada atentamente pelos vereadores e precisa ter a participação ativa da sociedade. “A revisão do plano diretor, que vem sendo acompanhada de perto pelo vereador Thiago Damaceno (PV), é uma questão que merece toda nossa atenção no momento em que se começa a planejar a recuperação das áreas atingidas. Temos de ter uma nova mentalidade, conscientização e uma legislação eficiente. A reconstrução urbanística e humana, como muito bem lembrou o bispo D. Filippo Santoro na audiência pública realizada esta semana, deve se manter em foco. A Câmara vem se mobilizando e apoiando todas as ações focadas em reduzir os danos provocados pelas chuvas, que ano após ano fazem vítimas em nossa cidade”, diz Paulo Igor.
O presidente da Câmara frisa ainda que o impacto da tragédia sobre a economia da cidade também preocupa o legislativo. Igor afirma que a Câmara vai trazer a Petrópolis representantes do Governo do Estado para discutir também esta questão. “Já se passaram mais de dois meses da tragédia e setores como o turismo histórico e de compras, por exemplo, ainda não tiveram seu movimento normalizado. O impacto econômico dessa tragédia está se estendendo. É importante chamar os representantes do estado e a sociedade a discutir esta questão e buscar medidas para a recuperação econômica da nossa cidade”, finaliza Paulo Igor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário