
Os 300 estudantes da Escola Municipal Ana Mohammad vão passar a contar com laboratório de informática. A unidade foi contemplada pela Prefeitura de Petrópolis com o Programa Nacional de Tecnologia Educacional do governo federal, o ProInfo, mas em dobro. Em vez de 16 terminais, o laboratório vai contar com 32 máquinas.
“A diretora já recebeu notebook, a escola conta com o Mais Educação, em que são feitas diversas atividades com os alunos como letramento e hip hop, e vai receber muito mais. Nós vamos ser o município do Brasil entre os melhores no setor de informática. Em quatro anos, Petrópolis vai se tornar digital”, declarou o secretário de Educação, William Campos.
O prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, durante a inauguração do laboratório de informática, em cerimônia realizada nessa terça-feira (22) agradeceu à comunidade, assistiu a apresentação de hip hop dos alunos que integram o Mais Educação e verificou as melhorias necessárias para a unidade.
“Vocês hoje estão recebendo um laboratório de informática com ótimos equipamentos. A Era Digital é uma realidade em todo o mundo e tem que ser aqui em Petrópolis também. Vamos fazer algumas melhorias aqui e outros equipamentos novos já estão chegando para cá”, disse o prefeito Paulo Mustrangi.
O laboratório é composto por 2 (dois) servidores de rede, 30 (trinta) computadores com monitores LCD, 1 (um) roteador wireless, 1 (uma) impressora laser, 1 (uma) leitora de smart card e sistema Linux educacional com programas educativos.
“Hoje é um momento especial porque esse laboratório vai atender a todas as crianças do ensino fundamnetal. É importante porque a inclusão digital nos permite formar cidadãos bem preparados para exercer sua cidadania”, disse a diretora da Escola Ana Mohammad, Glória Maria Teixeira Leitão, ao lado de Gustavo Mohammad que dá nome ao laboratório.
Mais de 40 mil anos serão beneficiados
Até o momento, Petrópolis conta com laboratório de informática em 75 escolas da rede municipal. Até o fim do ano, mais 48 escolas vão receber os laboratórios do ProInfo, beneficiando mais de 40 mil alunos da rede municipal de Petrópolis.
“A maioria dos estudantes não teriam acesso à informática e internet se não fosse esse trabalho do prefeito Paulo Mustrangi”, declarou o vereador Dudu.
O ProInfo, programa do governo federal, tem como objetivo promover o ensino de informática básica, para toda a rede pública de ensino. O programa leva às escolas salas equipadas com recursos para informática com computadores e recursos digitais com conteúdos educacionais.
Os municípios que recebem o projeto precisam ter estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar profissionais para o uso das máquinas e tecnologias, o que vem sendo realizado pela Secretaria Municipal de Educação.
Estiveram presentes a subsecretária do Ensino Fundamental, Cláudia Quintanilha, o diretor de tecnologia e comunicação, Weslei Dian, professores, alunos e moradores da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário