segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ENCONTRO DE LITURGIA E CANTO LITÚRGICO NA PARÓQUIA DE SANTA CLARA

Sexta, Sábado e Domingo, dias 09, 10 e 11 de setembro, a Paróquia de Santa Clara promove o Encontro de Liturgia e Canto Litúrgico.

Durante os três dias de evento, palestras e momentos de prática de canto litúrgico serão realizados. As principais temáticas a serem abordadas estão o Canto e música e Liturgia, o caráter dos cantos na Liturgia Eucarística; caráter dos cantos nos vários Tempos Litúrgicos; Critérios para escolha de cantos; A escolha dos cantos; Missas inteiras e avulsas; Cantos específicos; Como cantar a Missa; Técnicas vocais.

Um dos palestrantes será Frei José Ariovaldo da Silva, religioso da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, nascido em Canoinhas/SC. Doutor em Liturgia e professor de Liturgia no Instituto Teológico Franciscano (ITF). É também membro fundador da Associação dos Liturgistas do Brasil e assessori da CNBB. Faz conferências e presta assessorias em cursos, seminários e semanas de Liturgia no Brasil afora. Colabora intensamente em subsídios da CNBB p-ara formação litúrgica, e é autor de várias obras na área litúrgica no Brasil, portanto, muito ativo na contribuição à Igreja e ao povo de Deus.

Quem também responde pela programação teórica é Frei Marcos Antônio de Andrade, religioso nascido em Sorocaba/SP. Estudou, além dos estudos de Fisolofia e Teologia, Música na Universidade do Sagrado Coração de Jesus (USC / Bauru) e Pós Graduação em Estruturação Musical na Faculdade Carlos Gomes em São Paulo. Com uma grande formação musical, por 11 anos foi professor de música e regente do Coral e Orquestra da Câmara do Seminário S. Antônio de Agudos/ SP. Recentemente estudou Liturgia no Pontifício Instituto Litúrgico de Roma, sendo, atualmente, professor de Liturgia no Instituto Teológico Franciscano (ITF), além de muitas assessorias.

O evento que é uma realização da Paróquia de Santa Clara conta com o apoio da Editora Vozes e os interessados pagam apenas contribuição no valor de R$35,00 (trinta e cinco reais) que é referente a alimentação e hospedagem.

O Curso tem inicio na sexta-feira, dia 09 às 19h30 e termina às 22h. No sábado, dia 10, o encontro tem inicio e vai até às 18h e no último dia, o início se mantêm às 8h e a previsão de término é as 18h30.

Informações e inscrições podem ser obtidas na Paróquia de Santa Clara na Rua Eugênio Barcelos, s/nº - Valparaíso, onde será realizado o encontro, ou através do telefone (24) 2248-8378.

SERVIÇO
09/09/2011 – Sexta-feira – das 19h30 às 22h
10/09/2011 – Sábado – das 8h às 18h
11/09/2011 – Domingo – das 8h às 18h30
Local: Paróquia de Santa Clara
Rua Eugênio Barcelos, s/nº
Valparaíso – Petrópolis/ RJ
(24) 2248-8378

Conteúdos
- Canto e música e Liturgia
- Caráter dos cantos na Liturgia Eucarística
- Caráter dos cantos nos vários Tempos Litúrgicos;
- Critérios para escolha de cantos;
- A escolha dos cantos;
- Missas inteiras e avulsas;
- Cantos específicos;
- Como cantar a Missa;
- Técnicas vocais.

ASSESSORES
Frei José Ariovaldo da Silva
Religioso da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, nascido em Canoinhas/SC. É doutor em Liturgia e, atualmente, professor de Liturgia no Instituto Teológico Franciscano (ITF). É também membro fundador da Associação dos Liturgistas do Brasil e assessori da CNBB. Faz conferências e presta assessorias em cursos, seminários e semanas de Liturgia no Brasil afora. Colabora intensamente em subsídios da CNBB p-ara formação litúrgica, e é autor de várias obras na área litúrgica no Brasil, portanto, muito ativo na contribuição à Igreja e ao povo de Deus.

Frei Marcos Antônio de Andrade
Religioso da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, nascido em Sorocaba/SP. Estudou, além dos estudos de Fisolofia e Teologia, Música na Universidade do Sagrado Coração de Jesus(USC / Bauru) e Pós Graduação em Estruturação Musical na Faculdade Carlos Gomes em São Paulo. Com uma grande formação musical, por 11 anos foi professor de música e regente do Coral e Orquestra da Câmara do Seminário S. Antônio de Agudos/ SP. Recentemente estudou Liturgia no Pontifício Instituto Litúrgico de Roma, sendo, atualmente, professor de Liturgia no Instituto Teológico Franciscano (ITF), além de muitas assessorias.

Realização e apoio: Paróquia de Santa Clara e Editora Vozes
Contribuição (Hospedagem e alimentação): R$35,00 (trinta e cinco reais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário