O Bispo Dom Filippo declarou que, com o passar do tempo, os holofotes se afastaram e, aos poucos, os acontecimentos estão caindo no esquecimento. “Temos uma geografia conhecida por todos, que pode oferecer grandes riscos se a questão das ocupações não for programada, não for bem planejada”, declarou. “Se a nossa situação não fosse tão precária, certamente essa desgraça poderia ser menor”.
Durante o encontro foi destacada a importância do planejamento para a cidade e o papel de um bom Plano Diretor neste processo. “Estamos no período de apresentação de emendas. Este é o momento perfeito para que toda a sociedade possa contribuir com o Plano”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Paulo Igor.
O deputado federal Hugo Leal, presente no evento, ressaltou que é fundamental planejar bem o futuro da cidade. “É consenso na CPI das chuvas na Câmara que temos que separar as ações emergenciais das obrigações das cidades. E a obrigação é o Plano, é a lei, que está em discussão”, declarou.
O presidente da Comissão de Revisão e Estudos do Plano Diretor na Câmara, vereador Thiago Damaceno, ressaltou que o diagnóstico da cidade está desatualizado. “As últimas imagens aéreas que temos são de 1996. Precisamos ter dados atuais para podermos ter uma noção real da situação da cidade e planejar nosso futuro”, disse. Damaceno ainda destacou a necessidade de um plano de emergência eficiente.
Representando o Comitê Gestor do Portal Dados Municipais, Philippe Guédon declarou que a cidade sofre com a falta de um planejamento estratégico há mais de 30 anos. “Se queremos planejar a cidade para os próximos 20 anos, temos que começar a partir de agora. Ninguém constrói política pública em um mandato de três, quatro anos”, afirmou.
Para o deputado estadual Bernardo Rossi, que integra a CPI das chuvas na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o foco tem que ser na reconstrução rápida das áreas atingidas. “Precisamos ter celeridade nesse processo. Além disso, solicitamos a redução do ICMS, pois empresas foram embora. Com isso, pretendemos recuperar também a economia”, declarou.
Também estiveram presentes os vereadores Wagner Silva, Silmar Fortes, Baninho, os deputados estaduais Marcus Vinicius, Alcebíades Sabino e Márcio Pacheco, os secretários municipais Luiz Eduardo Peixoto (Assistência Social, Trabalho e Cidadania), Agnaldo Goivinho (Planejamento e Urbanismo) e Leandro Vianna (Meio Ambiente), além do reitor da UCP, José Luiz Sampaio Fernandes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário