quarta-feira, 6 de abril de 2011

HAC PROMETE A VEREADORES MAIS CIRURGIAS E MAIS UTIS


Comissão vistoriou o Hospital Alcides CarneiroMais leitos e mais unidades de tratamento intensivo. Essa é a promessa da direção do Hospital Alcides Carneiro feita ao presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor (PMDB) e aos vereadores Samir Yarak (PSC), Silmar Fortes (PMDB), Marcelo Motorista (PDT), Gil Magno (PSB) e Vadinho (PSB) que visitaram o hospital nessa terça-feira (05.04).

A vistoria foi proposta pelo presidente da Casa com base em um pedido do presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Samir Yarak. "Diariamente chegam à Câmara reclamação por falta de vagas, exames e internações. Essa vistoria teve o objetivo de verificar como está o funcionamento do hospital é também conversar com o diretor e buscar soluções para resolver essas questões. Num primeiro momento, os questionamentos foram respondidos, mas vamos continuar acompanhando de perto", afirma Paulo Igor.

Os vereadores foram recebidos pelo diretor geral do hospital, Eduardo Primo de Siqueira. Segundo ele, o hospital vem buscando junto à prefeitura formas de rever o processo de credenciamento da unidade no SUS e assim viabilizar a ampliação do número de leitos para que seja possível aumentar a quantidade de cirurgias.

De acordo com Eduardo Primo, em 2010 a média mensal foi de 206 cirurgias realizadas no HAC. A ampliação do número de leitos permitirá um aumento de quase 50% no número de cirurgias. "Boa parte da demanda que temos aqui é por cirurgias. Por isso, além da revisão do contrato do HAC, que vai possibilitar um maior repasse de verbas, estamos conversando com a Prefeitura sobre a expansão do número de leitos para cirurgia. A reforma do prédio já foi feita, dependemos agora da aquisição de equipamentos. Isso permitirá a abertura de mais 31 leitos. Com isso, o hospital ,que hoje dispõe de 30, passará a oferecer 61 leitos para cirurgia, e a nossa média de cirurgias deverá subir de 206 para 296", explicou o diretor do hospital.

Durante a reunião, o vereador Samir Yarak, questionou o diretor com relação a uma possível falta de investimentos no hospital. "Somos frequentemente procurados por pessoas que relatam dificuldade para conseguir vagas em UTI. Outra preocupação que temos diz respeito ao Centro de Tratamento Oncológico (CTO), pois o município pode perder este tipo de tratamento. São questões que afligem a população, têm sido levadas à Câmara, e que nos trouxeram aqui hoje, pois precisamos de respostas", disse Samir Yarak.

Após a reunião, a comissão de vereadores percorreu setores do hospital verificando as condições de atendimento para os usuários e também as condições de trabalho dos funcionários. "Verificamos que a estrutura física do hospital vem melhorando e que existem pelo menos três pontos importantes para a população que estão sendo discutidos entre a direção e o município: o primeiro deles é credenciamento de mais cinco leitos de UTI. Hoje, o HAC já dispõe de uma estrutura e de equipamentos, sendo necessário somente o credenciamento, o que permitirá que o hospital, atualmente considerado pelo Ministério da Saúde como de nível 1, passe a ser considerado nível 2 e tenha suas verbas aumentadas; o certificado de entidade beneficente de assistência social e a implementação do serviço de oncologia, que é uma questão fundamental, pois existe o risco de pacientes de Petrópolis terem que fazer tratamento em outros municípios", apontou Paulo Igor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário