O tipo de atendimento recebido oferece tranquilidade ao doente e influi de forma decisiva na utilização do medicamento
Cada vez mais o profissional farmacêutico vem ganhando lugar de destaque no tratamento dos portadores de qualquer tipo de doença. A atenção farmacêutica estabelece uma relação com o paciente onde, a partir do controle e explicação dos medicamentos, chama a atenção do mesmo na utilização do remédio. A data escolhida para comemorar é 20 de janeiro, mesmo dia em que a Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) foi fundada, em 1916, e tem por objetivo alertar a sociedade pela relevância dos serviços prestados dentro da área de saúde por esse profissional.

John sempre teve afinidade com a área de saúde e a ascensão do profissional farmacêutico no mercado de trabalho fez com que ele optasse pela profissão. Nesses seis meses trabalhando com pacientes oncológicos ele teve uma nova oportunidade. “Uma grande vantagem de atuar no CTO é ter ao meu lado uma equipe multidisciplinar de muita qualidade composta por enfermeiros, farmacêuticos, médicos e psicólogos e essa é a garantia de que os nossos pacientes estão recebendo o melhor de todos nós e um atendimento mais humanizado”, afirma o farmacêutico.
De acordo com a resolução 288/96 do Conselho Federal de Farmácia a manipulação de medicamentos citotóxicos, ou seja, substâncias empregadas no tratamento de neoplasias malignas quando os tratamentos cirúrgicos ou radioterápicos não são possíveis ou ineficazes, servem também como auxiliares da cirurgia ou da radioterapia como tratamento inicial, é privativa do farmacêutico. “Meu trabalho vai garantir aos nossos pacientes o preparo adequado e a qualidade do medicamento infundido”.
No total, são quatro profissionais envolvidos, dois Farmacêuticos, John Lima Hanle e Rafaela de Souza Rodrigues Reis, uma Técnica de Farmácia, Tassia Goedel e um Auxiliar defarmácia, Bruno Di Lorenzo, e, apesar de ser uma equipe aparentemente pequena de funcionários perto do grande número de pacientes assistidos pelo Centro de Terapia Oncológica, a meta é criar e implantar novos projetos em 2014. “Eu gostaria de ter mais contato ainda com os pacientes e isso será possível quando conseguirmos implantar uma atenção farmacêutica ao paciente oncológico de forma mais efetiva”.
Mais informações sobre a atuação dos profissionais podem ser obtidas na sede do CTO – Centro de Terapia Oncológica localizada à Rua Dr. Sá Earp, 309 - Centro – Petrópolis/ RJ, através do telefone (24) 2244-2005 ou no site www.ctopetropolis.com.br, ou ainda no CTO – Centro de Terapia Oncológica – Três Rios, à Rua Manuel Duarte, 318 - Centro – Três/ RJ, telefone (24) 2252-3816 e site www.ctotresrios.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário