Niterói recebe diretor
de Marketing de um dos maiores grupos do país para desvendar os bastidores de
um mercado que se revela cada vez mais promissor
Cerca de 50
mil títulos diferentes de livros são comprados, por mês, nas livrarias
brasileiras. Destes, os 500 mais vendidos representam um terço dos negócios do
mercado nacional, de acordo com dados publicados pela Nielsen, instituto multinacional
de pesquisa que audita este mercado no Brasil. A competição é evidente também nas
listas de mais vendidos, onde autores disputam o interesse leitor,
especialmente do jovem leitor em formação: nomes como os de Paula Pimenta,
Eduardo Spohr, Patricia Barbosa, Carina Rissi, entre outros, vendem dezenas ou
centenas de milhares de exemplares.
O objetivo
do curso é dar um panorama da realidade desse mercado e das técnicas utilizadas
para ganhar visibilidade num cenário onde o marketing pode mudar o destino de
um livro.
“Formaturas Infernais, por exemplo, era um livro de contos, gênero que vende
pouco, com um conto de Stephenie Meyer, a autora de Crepúsculo, e mais outras quatro escritoras. Como era direcionado
ao público jovem, usamos blogs e a força da internet para colar no público que
tinha lido a saga dos vampiros e isso fez com que uma obra que passaria
desapercebida virasse best seller e
entrasse nas lista dos mais vendidos, na época”, exemplifica Zolotar.
As listas
azem parte do programa do curso, assim
como a mudança do perfil delas em relação ao passado, já que hoje, as redes,
principalmente as com lojas em shoppings têm mais influência e mudaram o perfil
do que é lido. Segundo Zolotar, apesar de
uma certa desconfiança por parte do público, as listas são uma radiografia do
que o brasileiro lê. “Cada jornal ou site tem um critério, mas no geral elas
são feitas da mesma forma e consideram as maiores redes e uma ou outra livraria
independente mas que tenha prestígio.
O que é
preciso para ser publicado? Como fazer um best
seller? Quais os canais de vendas para livros? Quais são as técnicas mais
usadas para divulgar um autor? A proposta deste curso é dar um panorama sobre o
negócio do livro no Brasil e as técnicas de marketing mais usadas no mercado
editorial.
Depois de já
ter apresentado o curso no Rio de Janeiro e em São Paulo, em conjunto com
entidades como a Câmara Brasileira do Livro, o Publishnews, ou em universidades,
entre elas a PUC-Rio, Candido Mendes e FGV, Bruno Zolotar explica porquê
escolheu Niterói.
“Quando apresento o meu curso no Rio, sempre
tenho uma boa parte de alunos de Niterói, São Gonçalo ou do interior do Estado.
Niterói é hoje uma cidade grande, com boa parte da população com grande
interesse em cultura, uma das maiores universidades públicas do país, muita
gente que trabalhando em editoras, além de ser uma cidade que tem autores como
Claudia Lage, Sergio Tavares, Pedro de Luna, Marco Lucchesi e tantos outros.
Estava mais do que na hora de fazer aqui, que, aliás, é a cidade onde moro.”
O PROFESSOR:
Bruno Zolotar é diretor de Marketing do Grupo
Editorial Record, responsável pelo marketing e eventos de 14 editoras. Formado
em publicidade pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com pós-graduação em
marketing, gestão de negócios, produção editorial e marketing digital, dá aulas
na pós-graduação em editoração da Candido Mendes (Ucam), Pontifícia
Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e em cursos promovidos pelo Publishnews, pela
Câmara Brasileira do Livro e pela Estação das Letras.
SERVIÇO:
Quando: 31 de maio e 7 de junho (sábados)
Horário: de 9h às 12h
Onde: Instituto Cultural Germânico – ICG
(Avenida Sete de Setembro, 131 – Icarai – Niteroi)
Inscrições
a partir do dia 5 de maio no próprio ICG.
Investimento: R$ 300,00 (em até duas vezes) e
desconto de 50% para estudantes
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