quinta-feira, 11 de abril de 2013

BERNARDO ROSSI PROPÕE PRÊMIO MÉRITO ACADÊMICO PARA ALUNOS DE CURSOS SUPERIOR DO ESTADO DO RIO

Mais de 40 mil alunos de instituições de ensino superior estaduais no Rio de Janeiro são o público alvo do "Prêmio Mérito Acadêmico" projeto de lei do deputado Bernardo Rossi (PMDB) aprovado nesta quarta-feira (10.04) pela Assembleia Legislativa do Estado (Alerj). O concurso terá a participação de alunos de instituições estaduais como a Universidade do Estado do Rio, Universidade Estadual do Norte Fluminense e Universidade Estadual da Zona Oeste. Só a Uerj possui mais de 25 mil alunos em seis campi além da capital. Os alunos premiados receberão passagens, diárias e ajuda de custo para participação em exposições e feiras nacionais e internacionais. A mensagem vai à sanção do governador Sérgio Cabral e Bernardo Rossi está seguro de sua aprovação.


As instituições farão campanhas internas para divulgar o prêmio. Poderão se inscrever alunos que já tenham cumprido metade do curso e tenham excelente desempenho acadêmico. Estudantes e instituições de ensino precisam ainda apontar que o evento complementa o aprendizado curricular e que é importante para o contexto econômico, cientifico e tecnológico do Estado.

Vai caber à Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia a elaboração de um calendário anual de eventos em que os estudantes poderão concorrer pela participação. Esses eventos devem ser considerados relevantes para a economia e o desenvolvimento da população fluminense, na avaliação da secretaria.

"Os estudantes que forem contemplados, depois da participação no evento,
 deverão apresentar não só um relatório do congresso, da feira ou do seminário, por escrito, mas compartilhar a experiência em suas instituições por meio de palestras e workshops e oficinas, disseminando a informação", aponta Bernardo Rossi que considera ainda a iniciativa um ponto positivo no currículo do estudante.

O parlamentar se inspirou no projeto no Educação Nota 10, uma proposta sua como presidente da Câmara de Vereadores que premia anualmente desde 2009, com valores em dinheiro, seis estudantes petropolitanos, os melhores das 200 unidades públicas estaduais e municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário