Publicação é realizada nas escolas por alunos da rede municipal, professores e comunidades para uma reflexão sobre o meio ambiente
A Secretaria de Educação lançará o Jornal “Desabafo da Natureza” no dia 7 de junho, às 14h, no Centro de Cultura Raul de Leoni. O objetivo é discutir questões ambientais e ser mais um veículo do município para estabelecer nas comunidades envolvidas um olhar mais profundo para o mundo à sua volta.
A partir da oficina sobre a estrutura de um jornal impresso ministrada pelo jornalista José de Arimateia, a publicação foi produzida por professores, funcionários e alunos do segundo segmento de escolas municipais de seis comunidades das regiões de Cascatinha, Quitandinha e Posse, que foram envolvidas nas discussões ambientais a partir desse trabalho.
Essa primeira edição apresenta o resultado obtido em cada bairro onde o projeto vem sendo desenvolvido, desde o mês de março, sob a supervisão das professoras Azi Mery Corrales, Catarina Maul, Cláudia Couto, Cristiane Martins Rodrigues e Maria Esmeralda Collares da Secretaria de Educação.
Em formato tabloide, o jornal Desabafo da Natureza cumpre a ideia do grupo coordenador de envolver em suas oito páginas vários leitores formados pelos alunos das escolas participantes e familiares de cada bairro, que conta com pautas e equipes próprias. A única peça comum aos jornais das localidades é a Baronesa, a mascote do jornal criada pelo artista gráfico André Shanti, que presta uma homenagem à fauna local, por meio da figura das capivaras que moram no rio que corta a avenida Barão do Rio Branco.
Para garantir a presença dos estudantes do 5º distrito, um novo lançamento do jornal será realizado no dia 14 de junho na Escola Municipal Gabriela Mistral, na Posse, reunindo as cinco unidades educacionais da região.
A Secretaria de Educação espera que a publicação seja, mais do que um veículo de denúncias, um mecanismo de reflexão, apoio e troca de ideais como acredita que devam ser todas as mídias do País.
Nenhum comentário:
Postar um comentário